Economia
Qual é a melhor empresa para progredir rapidamente na carreira? Confira a lista
Pesquisa acompanhou 4,7 milhões de funcionários em 400 grandes empresas ao longo de cinco anos. Ranking inclui Coca-Cola, Mastercard e dona do Facebook
Para quem está procurando emprego, a Coca-Cola oferece a melhor mobilidade de carreira entre quase 400 grandes empresas, mostra pesquisa que avaliou a evolução profissional de 4,7 milhões de trabalhadores em cinco anos nos EUA.
No Brasil: Governo divulga cidades onde será feito o Concurso Nacional Unificado. Confira onde haverá provas
Burnout: Veja o que muda para o trabalhador com reconhecimento da doença como ocupacional
O American Opportunity Index - elaborado pla Harvard Business School, em conjunto com a Schultz Family Foundation e o Burning Glass Institute - mediu como esses 4,7 milhões de trabalhadores se saíram nas empresas, analisando contratações, salários e promoções, principalmente entre os funcionários iniciantes e menos qualificados.
Também estão entre as 10 primeiras empresas a fabricante de geleias JM Smucker, a gigante da tecnologia Meta, controladora do Facebook, Instagram e WhatsApp, e a varejista Costco.
Confira a lista das melhores empresas nos EUA:
Coca-Cola
JM Smucker
W.W. Grainger
PNC Financial Services Group
ServiceNow
Meta Plataforms (Facebook, Instagram e WhatsApp)
Capital One Financial
Bank of America
Costco
Intuit
Target
Lumen Technologies
JPMorgan Chase
Lowe's
Chipotle Mexican Grill
MetLife
AbbVie
Mastercard
PepsiCo
Dell Technologies
Ao acompanhar suas trajetórias, a análise determinou quais empresas pagam melhores salários para trabalhadores em funções semelhantes ou promovem seus funcionários de forma mais equitativa.
O levantamento pode servir de orientação para jovens candidatos a emprego que desejam trabalhar em uma empresa que considere a progressão de suas carreiras, em vez de simplesmente oferecer chavões como "Nossos funcionários são nosso maior patrimônio".
‘Job hopping’: Por que trocar de emprego diversas vezes deixou de ser um sinal vermelho para gerações mais novas
Fim de ano: Oferta de vagas temporárias para o Natal será a maior em dez anos
Também pode ser útil para aqueles que estão fazendo uma mudança no meio da carreira para uma nova ocupação ou setor. Com a desaceleração das contratações e as demissões, os trabalhadores estão valorizando mais os empregadores que oferecem longevidade na carreira.
Os criadores do índice, agora em seu segundo ano, afirmam que ele é a "única medida de qualidade do empregador que avalia o que realmente acontece com os trabalhadores nas maiores empresas dos Estados Unidos ao longo do tempo", acrescentando que pontuações altas podem se traduzir em resultados financeiros.
Mesmo emprego, ganho 68% maior
Passar da posição de pior desempenho para o superior em retenção de funcionários, por exemplo, pode fazer com que uma empresa economize até US$ 424 milhões por ano em custos relacionados à rotatividade, estimam os autores.
Também há uma recompensa para os funcionários: os colaboradores das empresas com melhor desempenho recebem, em média, 68% a mais pelos mesmos empregos.
A classificação faz algumas comparações reveladoras entre empresas e setores. A Costco, por exemplo, tem 42% mais probabilidade de reter seus funcionários por mais de três anos do que a varejista rival Target. Já a Microsoft tem 20% mais probabilidade de manter seus funcionários por mais três anos do que a Oracle.
Em Portugal: Funcionários de startups pagarão menos imposto
As companhias aéreas têm alguns dos piores índices de igualdade de gênero, enquanto os bancos e as empresas de telecomunicações são bons em promover internamente. As varejistas se destacam na contratação de pessoas sem formação ou experiência, mas é difícil entrar em empresas de tecnologia sem essas qualificações.
Critérios para ficar no topo do ranking
A Coca-Cola, que emprega mais de 82 mil pessoas em todo o mundo, ficou em primeiro lugar geral graças ao desempenho no quartil superior em termos de remuneração, contratação e cultura corporativa. Nesse caso, a "cultura" inclui aspectos como retenção e o fato de os líderes serem encontrados internamente.
Lisa Chang, diretora global de pessoal da Coca-Cola, disse que a empresa incentiva a mobilidade dos funcionários, permitindo que eles embarquem em missões de curto prazo, geralmente em outra unidade de negócios ou região geográfica.
No ano passado, a AT&T liderou a lista, mas este ano ficou em 64º lugar. Nenhuma das empresas entre as 10 primeiras de 2022 permaneceu na lista este ano, o que se deve, em parte, à inclusão de mais empresas e novas métricas, como crescimento salarial e paridade de gênero.
A Schultz Family Foundation é a empresa filantrópica fundada por Howard Schultz, líder de longa data da Starbucks.
.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela