Economia
Concurso Público Nacional: governo divulga lista de cidades onde provas serão aplicadas; saiba quais
Pelo cronograma inicial do governo, o edital do concurso deve ser publicado em 20 de dezembro
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nesta sexta-feira a lista de todas as cidades que vão receber a prova do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). O certame tem previsão para março de 2024, em 180 municípios.
Foram selecionadas localidades com mais de 100 mil habitantes. Além do critério populacional, o governo apresenta como justificativa o raio de influência microrregional e a facilidade de acesso dessas cidades (veja lista).
Se o município selecionado não tiver estrutura suficiente para a realização do concurso, as provas serão aplicadas em cidades próximas. Foram escolhidas:
39 cidades na região Norte;
54 no Nordeste;
20 no Centro-Oeste;
44 no Sudeste;
23 no Sul.
Os 21 órgãos que aderiram ao Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), chamado de “Enem dos Concursos", vão selecionar majoritariamente candidatos de nível superior. Das 6.640 vagas previstas, 5.948 são para quem tem graduação, e 692 são de nível médio, de acordo com dados obtidos pelo GLOBO.
Pelo cronograma inicial do governo, o edital do concurso deve ser publicado em 20 de dezembro. Com aplicação simultânea de provas em todos os estados e no Distrito Federal, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), comandado por Esther Dweck, quer descentralizar a realização dos concursos. O governo fala em “aumentar a representatividade” da força de trabalho.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela