Economia

'Em tese, tem estelionato aí', diz Secretário Nacional do Consumidor sobre anúncios fraudulentos do Desenrola Brasil no Facebook

Wadih Damous diz que caso pode ser encaminhado ao Ministério Público, se houver cometimento de crime

Agência O Globo - GLOBO 17/11/2023
'Em tese, tem estelionato aí', diz Secretário Nacional do Consumidor sobre anúncios fraudulentos do Desenrola Brasil no Facebook
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O secretário nacional do consumidor, Wadih Damous, disse que os anúncios fraudulentos sobre o programa Desenrola Brasil, que continuaram circulando no Facebook mesmo com uma medida cautelar para remoção, podem configurar estelionato. Se for constatado o crime, o caso será encaminhado para o Ministério Público.

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— Esses anúncios direcionam a sites falsos. O consumidor pensa que está na plataforma do Ministério da Fazenda e faz um pagamento. Quando nos deparamos com um episódio que em tese configura crime, nós noticiamos o Ministério Público, porque não é da nossa competência apurar crimes. Provavelmente isso vai acontecer com o Desenrola, porque, em tese, tem estelionato aí — disse Damous ao GLOBO.

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça, anunciou que vai multar a Meta, dona do Facebook, em R$ 150 mil para cada dia em que a empresa tenha descumprido determinação anterior da pasta, relacionada à exclusão de anúncios fraudulentos sobre o Desenrola.

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Em julho, a secretaria havia publicado uma medida cautelar para a remoção de conteúdos ilícitos sobre o programa. Um levantamento do Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais (Netlab/UFRJ) constatou, no entanto, que essas postagens continuaram a circular.

Entre 26 de julho — dois dias depois que a Senacon publicou a medida — e 26 de setembro, 1.817 anúncios com fraudes referentes ao Desenrola, de 115 anunciantes e 46 sites, foram encontrados no Facebook. Conforme o GLOBO mostrou, há anúncios fraudulentos também com outros programas do governo, como o Voa Brasil.

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O diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, Vitor Hugo do Amaral Ferreira, afirma que a multa incidirá sobre os 62 dias analisados pelo levantamento do Netlab, mas pode ser ainda maior se for constatado que a empresa violou a cautelar em outras datas. Com isso, a multa total aplicada será de R$ 9,3 milhões, no mínimo.

No início deste mês, como o GLOBO noticiou, a Senacon já tinha dado prazo de dois dias, também sob pena de multa, para que publicidades falsas com ofertas relacionadas ao Programa Voa Brasil fossem removidas do Google e do Facebook. Reportagem do jornal Valor mostrou que anúncios falsos já representam entre 10% e 30% do mercado de publicidade de plataformas digitais.

Em nota, a Meta disse que não permite atividades fraudulentas em seus serviços e tem removido anúncios enganosos sobre o programa Desenrola Brasil das plataformas, assim que eles são identificados.

Até semana que vem, segundo o Damous, a Senacon deve fechar a contagem de dias em que o Facebook violou a cautelar de julho de 2023.