Economia
Governador do Espírito Santo diz que Senado piorou a Reforma Tributária, mas efeito ainda é positivo para a economia
Renato Casagrande espera que a Câmara corrija 'distorções' criadas no Senado, mas disse que não orientou voto contrário ao texto como outros governadores do Sudeste
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, discordou de outros governadores do Sul e Sudeste, que defenderam voto contrário à Reforma Tributária aprovada no Senado nesta semana. Casagrande afirmou que houve retrocessos no texto, mas que ainda assim o efeito da reforma é positivo para a economia.
— Tenho muitas críticas, o Senado, de forma geral, piorou a matéria, aumentou as exceções, tirou poder do conselho federativo, criou Cide para o Brasil pagar na Amazônia. Concordo com os governadores nos pontos que eles levantaram. Minha discordância é que mesmo que não tenha sido a matéria do jeito que poderia ser votado, é melhor do que temos hoje, não orientaria voto contrário — disse o governador.
Na quarta-feira, data da votação do projeto no Senado, os governadores Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, Ratinho Júnior, do Paraná, e Claudio Castro, do Rio de Janeiro, afirmaram que o novo texto torna o modelo tributário pior do que o atual e estimula a guerra fiscal entre os estados. Por isso, iriam trabalhar para que o texto fosse derrubado.
Casagrande disse que já está conversando com deputados da bancada capixaba para que esse pontos possam ser corrigidos na Câmara. Ele apoia a ideia de que reforma seja promulgada de forma fatiada, com o que já há de consenso.
— Temos que fazer uma análise criteriosa do que foi aprovado, para ver se é possível a promulgação parcial. A princípio, vejo com bons olhos, e espero que a Câmara corrija parte das distorções feitas pelo Senado.
O governador acredita que a votação pode ser encerrada ainda este ano no Congresso e avalia como positivo o aumento do Fundo de Desenvolvimento Regional (FDR) para R$ 60 bilhões.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento