Economia

Micro e pequenos empreendedores da Amazônia vão ter acesso a crédito

maria.melo 07/08/2023
Micro e pequenos empreendedores da Amazônia vão ter acesso a crédito
BNDES - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O BNDES e o Banco Interamericano de Desenvolvimento firmaram acordo para oferecer R$ 4,5 bilhões para micro e pequenos empreendedores da Amazônia. A carta de intenções do programa de acesso ao crédito Pró-Amazônia foi assinada nesta segunda-feira, em Belém, no Pará. 

O presidente do BNDES, Aloízio Mercadante, afirmou que a iniciativa pode ajudar a desenvolver a economia local e a preparação para a COP 30, a Cúpula do Clima, que acontece na capital paraense em 2025. Ele acredita que a proposta deve tramitar rapidamente pelo governo e pelo Congresso. 

A iniciativa faz parte da Coalização Verde, aliança internacional para o desenvolvimento sustentável da região, lançada também nesta segunda. Dezenove bancos públicos da Bacia Amazônica fazem parte. 

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, defendeu a redução da burocracia para os financiamentos. 

Segundo a ministra, até setembro um portal vai disponibilizar acesso a informações dos projetos aprovados e do dinheiro repassado

Economia BNDS e BID firmam acordo para oferecer R$ 4,5 bilhões Brasília 07/08/2023 - 17:34 Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde -Web Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional crédito Pró-Amazônia Coalizão Verde micro e pequeno empreendedor segunda-feira, 7 Agosto, 2023 - 17:34 1:45