Economia
'A bola está com a Changi', diz Márcio França após decisão do TCU que permite empresa ficar no Galeão
Tribunal de Contas da União autorizou que empresa desista de devolver ativo
O ministro de Porto e Aeroportos, Márcio França, disse nesta quinta-feira que o governo está aguardando a Changi, principal sócia da RIOGaleão, oficializar a desistência do processo de devolução da concessão do aeroporto. O ministro se reuniu com o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
Nesta quarta-feira, o Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou a atual concessionária, controlada pela Changi, a desistir do pedido de devolução que havia feito e negociar com o governo um acordo para permanecer à frente do aeroporto.
O governo consultou a Corte a respeito da possibilidade legal de a União aceitar que uma empresa desista de devolver uma concessão. A resposta permite ao governo encontrar uma solução para que a gigante do setor de aeroportos de Cingapura siga no controle da concessionária RIOgaleão.
Agora, a empresa precisa oficializar que pretende negociar com o governo.
— Nós temos segurança que não tínhamos antes com essa questão de você poder permitir a relicitação. Agora a bola está para cima da Changi, para ela fazer o pleito. Ela precisa mandar um documento, agora, de que ela vai desistir da desistência — disse França, em conversa com jornalistas.
A partir de outubro, haverá uma restrição gradual de voos no Santos Dumont, até que, em janeiro as operações serão apenas de voos entre Rio e São Paulo (Congonhas) e Rio e Brasília. As demais rotas serão transferidas para o Galeão.
Após a reunião, o prefeito do Rio que a decisão do TCU está alinhada com essas iniciativas.
— A decisão do TCU ontem e as iniciativas de reestabelecer conexões para o Galeão estão muito alinhadas. Em breve vamos anunciar um fundo de promoção do aeroporto Galeão, para trazer mais voos — disse Paes, sem entrar em detalhes.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
-
5EUA
Senado dos EUA apresenta projeto de lei para usar ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia