Economia

Caixa reduz juros do consignado do INSS após Banco Central anunciar corte na Selic

Banco afirmou que queda acontece por conta da diminuição da taxa básica de juros

Agência O Globo - EXTRA 02/08/2023
Caixa reduz juros do consignado do INSS após Banco Central anunciar corte na Selic
Caixa - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Poucas horas após o Banco Central cortar em 0,5 ponto percentual a taxa básica de juros, nesta quarta-feira (dia 2), a Caixa Econômica Federal anunciou a redução nos juros do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Na primeira queda desde agosto de 2020, os diretores do Comitê de Política Monetária (Copom) decidiram por baixar a Selic de 13,75% para 13,25%. Na Caixa, a taxa de juros do crédito a segurados do INSS vai passar de 1,74% para 1,70% ao mês, uma redução de 0,04 ponto percentual.

A mudança vale para empréstimos contratados a partir desta quinta-feira (dia 3). A instituição exemplifica que, com a diminuição, um contrato com valor líquido de R$ 10 mil, parcelado em 84 meses, o cliente economiza um valor superior ao de uma prestação ao final do pagamento do contrato.

Segundo o banco estatal, a redução é "resultado direto" do reajuste da Selic, "repassando aos clientes as repercussões positivas das adequações da política monetária", diz o texto.