Economia

Great Place to Work 2023: festa premia as melhores empresas para trabalhar no Rio de Janeiro

Representantes das 75 companhias classificadas se reuniram para a festa na noite desta terça-feira no Vivo Rio, no Aterro do Flamengo

Agência O Globo - GLOBO 02/08/2023
Great Place to Work 2023: festa premia as melhores empresas para trabalhar no Rio de Janeiro

Representantes das 75 companhias classificadas como as Melhores Empresas para Trabalhar no Rio de Janeiro se reuniram na noite desta terça-feira no Vivo Rio, no Aterro do Flamengo, para a cerimônia de entrega da premiação da consultoria Great Place to Work (GPTW).

Nesta 16ª edição, foram premiadas 16 empresas de grande porte, 49 médias e 10 pequenas. Estas foram avaliadas por seus funcionários a partir de diferentes quesitos, como benefícios, estabilidade, diversidade e inclusão, crescimento interno, bolsas de estudo e políticas para mães e pais, como licença maternidade e paternidade, creche, berçário e salas de lactação.

Segundo Fabrício Granito, CEO do Grupo Hel, que organizou o evento, a edição deste ano homenageia a cidade do Rio:

— Toda a decoração foi inspirada os pontos turísticos, como os Arcos da Lapa, o Cristo Redentor, o calçadão de Copacabana. O evento cresceu. Estamos com mais de 600 pessoas e muitas empresas novas participando.

As vencedoras

Pelo terceiro ano consecutivo, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), sediada em Resende, no Sul Fluminense, conquistou o primeiro lugar na categoria de empresas de grande porte. Radix e Mag Seguros ficaram na segunda e na terceira posições, respectivamente.

— Nosso desafio é tornar nossa empresa mais leve, inovadora e diversa. Por isso, trabalhamos no cuidado com a saúde física e mental da nossa equipe — destacou Ledjane Araújo, supervisora de Pessoas & Cultura da VWCO.

Após ter subido de posição no ano passado, a Visagio se manteve na primeira posição entre as médias empresas em 2023, seguida da Capemisa Seguradora e da Equinix Brasil.

— Levamos a premiação e os feedbacks muito a sério. Este ano é ainda mais especial, porque estamos completando 20 anos e agora ganhamos em primeiro lugar. O principal agradecimento é a todo o nosso time e à equipe do prêmio que trabalha com a gente todos os anos — celebrou Agapito Troina, sócio da Visagio.

Já entre as empresas de pequeno porte, a ED Soluções foi a vencedora. A RealCloud Sistemas e a JBN aparecem em seguida.

— Isso é resultado de uma cultura de muito respeito e igualdade, na qual todo mundo tem acesso a todo mundo e de um trabalho de vir melhorando, ano a ano, em relação aos próprios feedbacks da pesquisa. Fazemos o GPTW há quatro anos, e na primeira vez só ranqueamos, mas pegamos o caderno de respostas, trabalhamos os pontos e viemos melhorando muito, até conquistar esse primeiro lugar — explicou Fábio de Almeida Farzat, CEO e um dos fundadores da ED Soluções.

O evento contou ainda com duas outras premiações. Em uma delas, seis empresas que se destacaram nos cuidados com a saúde mental de seus funcionários foram reconhecidas: Casa&Video, ED Soluções, Gás Natural Açu, Interfreight , Nissan e Visagio.

A seleção foi feita pela startup Jungle Medical, que usou inteligência artificial, a partir de algoritmos baseados na neurociência, para analisar o caderno de respostas dos funcionários das companhias inscritas no GPTW.

Outro destaque da noite foi a escolha da torcida mais animada da premiação. Engajados com bandeiras e buzinas, a equipe da Confederação Nacional do Comércio (CNC) levou a melhor e ganhou duas diárias no resort Clud Med Rio das Pedras, em Mangaratiba, na Costa Verde, além de uma scooter elétrica da Bashi Motors.

O evento da premiação das Melhores Empresas para Trabalhar no Rio de Janeiro 2023 foi realizado pelo Great Place to Work em parceria com o Grupo Hel e o apoio do jornal O GLOBO, da Associação Brasileira de Recursos Humanos Rio de Janeiro (ABRH RJ) e da Great People Consulting.