Economia
Tribunal do Rio invalida lei que impedia cobrança por sacolas em supermercados
EXTRA
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro invalidou lei do município de São Gonçalo a qual impedia a cobrança por sacolas em supermercados. A legislação local proibia a cobrança pela utilização de sacolas biodegradáveis de materiais que não poluíssem o meio ambiente – nos casos em que elas eram usadas para embalagem e transporte de produtos comprados nos estabelecimentos.
Entenda: Sindicato alerta professores do Estado do Rio sobre tentativas de golpe
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomercio) argumentou que a lei "violou os princípios constitucionais da propriedade e da livre iniciativa". A federação também sustentou que legislação feriu a lei do Estado do Rio que garante, aos supermercados, o direito de cobrar pela venda das sacolas plásticas.
A desembargadora Marilia de Castro Neves Vieira, relatora do caso, argumentou que as normas municipais devem estar de acordo com as estaduais e federais. Dessa forma, ao exigir gratuidade, a lei de São Gonçalo foi contra a lei fluminense.
Concursos: IBGE prorroga inscrições para processos com 7,5 mil vagas. Veja o que estudar
"Enquanto a legislação estadual fomenta um consumo consciente, pois o consumidor sabe o quanto está efetivamente pagando por aquela sacola, medida que desestimula o desnecessário consumo de novas sacolas e estimula sua reutilização, o que tem como consequência uma maior economia de recurso, a legislação impugnada fomenta o consumo inconsciente e um potencial maior gasto de recursos pelos consumidores", escreve a desembargadora na decisão.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela