Economia

Prefeitura encerra cartão do Prato Feito Carioca e orienta população a procurar cozinhas comunitárias

Agência O Globo - EXTRA 19/07/2023
Prefeitura encerra cartão do Prato Feito Carioca e orienta população a procurar cozinhas comunitárias
Prefeitura encerra cartão do Prato Feito Carioca e orienta população a procurar cozinhas comunitárias - Foto: Prefeitura do Rio

Pouco mais de um ano após o início do programa, a Prefeitura do Rio suspendeu as recargas do cartão do Prato Feito Carioca. O benefício era distribuído a trabalhadores informais inscritos no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico), com carga mensal de R$ 220 para que os beneficiários se alimentassem diariamente em bares e restaurantes conveniados da capital fluminense.

Beneficiários ouvidos pelo Bom Dia Rio, da TV Globo, disseram que foram pegos de surpresa ao tentar usar o benefício. Além disso, quem ainda tinha saldo remanescente contou não ter conseguido usar os valores, já que os cartões foram bloqueados.

Segundo a Secretaria municipal de Trabalho e Renda, que administra o programa, a iniciativa foi encerrada após o "período programado de 12 meses".

A pasta negou que os cartões tenham sido bloqueados e afirmou que quem ainda tem saldo pode utilizá-lo. Além disso, o município disse que o programa, em si, não terminou. Isso porque também faziam parte do escopo do Prato Feito Carioca a implantação de cozinhas comunitárias pela cidade.

O município orientou que beneficiários do cartão que ainda precisam do auxílio "serão acolhidos" nesses espaços. Ao todo, são 15 cozinhas em bairros das Zonas Norte e Oeste (veja os endereços no final). Não há espaços do tipo na Zona Sul e Centro.

Segundo a prefeitura, dos beneficiários foram informados por WhatsApp, SMS e e-mail sobre a mudança no programa. Em caso de dúvidas, o trabalhador informal atendido pelo programa pode procurar a secretaria no telefone ou WhatsApp, no número (21) 96957-9381, ou pelo Instagram @pratofeito.rio.

"Com a retomada da economia, o aumento do número de empregos e a pandemia controlada, os usuários atendidos que ainda se sintam vulneráveis serão acolhidos nas Cozinhas Comunitárias mais próximas às suas casas, ou podem utilizar os restaurantes populares", afirmou a SMTR.

Veja abaixo os endereços das cozinhas comunitárias do Rio

Zona Norte

Mangueira – Rua Bartolomeu de Gusmão, 1110 - Fundos

Andaraí – Rua Barão de São Francisco, 54

Catumbi – Rua Eliseu Visconde, 47

Bento Ribeiro – Rua Jundiá, 176

Costa Barros – Estrada de Botafogo, 369

Anchieta – Rua João Alfredo de Freitas, 88

Acari – Rua Piracambu, 605

Zona Oeste

Tanque – Rua Godofredo Viana, 64

Recreio – Rua da Servidão, 311 (G7, lote 84 - lojas A e B - Condomínio "Do Val" - Beira Rio)

Vila Kenedy – Rua Major João Gualberto da Silva Braga, 2,

Guaratiba – Estrada do Magarça, Rua do Compositor, 8

Campo Grande – Estrada Iaraquá, 375 - Comari

Vila Aliança – Rua do Desenhista, s/n

Realengo – Rua Maceió, 116

Nova Sepetiba – Avenida 2, 360