Economia
Fernández diz que Mercosul trabalha para finalizar acordo com UE ainda este ano
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, afirmou nesta terça-feira, 18, que o Mercosul empreende esforços para finalizar o acordo comercial com a União Europeia ainda este ano, apesar dos desafios. Fernández concedeu entrevista à Bloomberg TV às margens da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) com UE, em Bruxelas.
O líder argentino afirmou estar "em sintonia" com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre os próximos passos. Na visão dele, a saída do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a eleição do petista mudou o cenário das negociações. "O Brasil de Bolsonaro não respeitava a questão climática. Não só a França, mas também a Argentina questionou o desmatamento da Amazônia", afirmou.
Fernández, que não concorre à reeleição no pleito deste ano, alegou ainda que o protecionismo de alguns países europeus dificulta o processo, entre eles França e Irlanda. "O que queremos é um acordo com o qual todos ganhem", disse.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias