Economia
Bolsas da Ásia e Pacífico fecham majoritariamente em baixa, após PIB chinês decepcionar
As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam majoritariamente em baixa nesta segunda-feira, 17, após a China divulgar crescimento mais fraco do que o esperado no último trimestre.
Nos mercados chineses, o índice Xangai Composto caiu 0,87%, a 3.209,63 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto recuou 0,51%, a 2.047,70 pontos.
Em outras partes da Ásia, o sul-coreano Kospi teve queda de 0,35% em Seul, a 2.619,00 pontos, interrompendo uma sequência de quatro pregões positivos, mas o Taiex assegurou modesto ganho de 0,29% em Taiwan, a 17.334,29 pontos, contrariando o viés negativo na região.
No Japão e em Hong Kong, não houve negócios hoje devido a feriados.
Na Oceania, a bolsa australiana ficou levemente no vermelho, pressionada por ações ligadas a commodities. O S&P/ASX 200 teve baixa de 0,06% em Sydney, a 7.298,50 pontos, também na esteira de quatro sessões positivas.
Dados oficiais mostraram que o PIB chinês teve expansão anual de 6,3% no segundo trimestre, menor do que analistas previam. Já na comparação trimestral, a segunda maior economia do mundo cresceu 0,8% entre abril e junho, desacelerando ante o avanço de 2,2% observado nos primeiros três meses do ano.
*Com informações da Dow Jones Newswires
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias