Economia
Volume de serviços prestados sobe 0,90% em maio ante abril, afirma IBGE
O volume de serviços prestados subiu 0,90% em maio ante abril, na série com ajuste sazonal, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, informou nesta quarta-feira, 12, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mês anterior, o resultado do indicador foi revisto de -1,6% para -1,5%.
O resultado de maio superou a mediana das estimativas colhidas pelo Projeções Broadcast, de alta de 0,4%. O intervalo das projeções ia de queda de 0,5% a uma alta de 1,9%.
Na comparação com maio de 2022, houve avanço de 4,70% em maio, já descontado o efeito da inflação. Nessa comparação, as previsões eram de uma elevação de 0,4% a 5,7%, com mediana positiva de 3,9%.
A taxa acumulada no ano - que tem como base de comparação o mesmo período do ano anterior - foi de alta de 4,80%. No acumulado em 12 meses, houve alta de 6,40%, ante avanço de 6,80% até abril.
A receita bruta nominal do setor de serviços caiu 0,5% em maio ante abril. Na comparação com maio de 2022, houve avanço de 7,1% na receita nominal.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias