Economia
BCE estabelece prazos até 2024 para bancos lidarem com riscos climáticos
O Banco Central Europeu (BCE) publicou nesta quarta-feira, 2, os resultados de sua revisão temática, que mostra que os bancos ainda estão longe de gerenciar adequadamente os riscos climáticos e ambientais. Mesmo que 85% dos bancos já tenham implementado pelo menos práticas básicas na maioria das áreas, ainda carecem de metodologias mais sofisticadas e informações granulares sobre riscos climáticos e ambientais, concluiu o documento.
O BCE estabeleceu prazos escalonados, até o final de 2024, para que os bancos cumpram progressivamente todas as expectativas de supervisão estabelecidas no seu Guia Sobre Riscos Climáticos e Ambientais em 2020. Os prazos serão acompanhados de perto e, se necessário, medidas de fiscalização serão tomadas, afirma o órgão.
Existe também uma preocupação relacionada à capacidade de execução da maioria dos bancos, onde a implementação efetiva das suas práticas ainda está atrasada. Como resultado, eles continuam a subestimar significativamente a amplitude e magnitude de tais riscos, e quase todos os bancos (96%) têm pontos cegos para identificá-los, segundo a revisão.
Para o BCE, as boas práticas em todo o setor bancário mostram que é possível um progresso rápido no gerenciamento dos riscos climáticos e ambientais.
A análise temática das estratégias dos bancos e dos quadros de governança e gestão de risco abrange 107 bancos sob a supervisão direta do BCE e 79 bancos supervisionados pelas respectivas autoridades nacionais.
Autor: Isabela Moya
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
-
5EUA
Senado dos EUA apresenta projeto de lei para usar ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia