Economia
Capitalização visa elevar capacidade de investimento da Eletrobras, diz ministro
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse nesta quinta-feira, 7, que a capitalização da Eletrobras tem a finalidade de expandir a capacidade de investimento da empresa, na qual a União continuará sendo uma acionista relevante. A declaração de Albuquerque foi realizada em evento que também contou com participação do ministro da Economia, Paulo Guedes, no Tribunal de Contas da União (TCU), que atualmente discute a segunda fase da privatização da estatal – ainda sem prazo para julgamento no plenário.
Albuquerque disse que, com a modelagem proposta, a União vai continua sendo acionista relevante da empresa e vai se beneficiar da privatização, no futuro, com aumento do valor da Eletrobras e, consequentemente, dos dividendos repassados aos acionistas.
O ministro afirmou que a sociedade irá se beneficiar com aportes de recursos em projetos regionais, como a recuperação de bacias.
Além disso, afirmou que ainda neste ano serão aportados R$ 5 bilhões na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), para modicidade tarifária.
O fundo setorial, usado para bancar diversos subsídios para diferentes segmentos, é rateado entre todos os brasileiros no pagamento da conta de luz.
Por último, o ministro destacou a colaboração com o Congresso Nacional na aprovação de matérias de interesse do governo no setor energético.
Entre elas, a aprovação da nova lei do gás e do marco legal com novas regras para quem gera a própria energia, a chamada geração distribuída.
Autor: Guilherme Pimenta, Marlla Sabino e Lorenna Rodrigues
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado