Economia
Dólar recua com apetite por risco ante sinais de avanço em diálogo Rússia-Ucrânia
O dólar retoma a queda na manhã desta terça-feira, 29, após subir ontem – interrompendo uma série de oito baixas consecutivas (cerca de -8% no período). O ajuste da taxa de câmbio pode já estar refletindo ingresso de capitais estrangeiros no mercado interno e influencia um viés negativo dos juros futuros em meio ao apetite por ativos de riscos nos mercados internacionais. Os investidores precificam a informação de que as negociações entre Rússia e Ucrânia tiveram avanços significativos em reuniões na Turquia nesta terça-feira.
De acordo com a agência de notícias Tass, o vice-ministro da Defesa russo, Alexander Fomin, afirmou que o país “reduzirá radicalmente” as atividades militares na capital ucraniana, Kiev. Há relatos de que negociadores dos dois lados teriam falado sobre a possibilidade de um encontro entre os presidentes de seus países.
O petróleo acentuou a queda e perdia mais de 4% mais cedo reagindo à notícia, enquanto os mercados de ações e os juros dos Treasuries ampliaram ganhos e o dólar acelera as perdas intradia ante pares principais e divisas emergentes e ligadas a commodities.
O alívio no preço do petróleo deve pesar nas ações da Petrobras, além da nova troca de comando na estatal que pode ser absorvida pelo perfil mais técnico do economista indicado Adriano Pires para o lugar do general Luna e Silva. Além disso, o mercado avalia ser pouco provável que Pires mude a política de paridade de preços internacional praticada pela estatal.
Às 9h23, o dólar à vista caía 0,80%, a R$ 4,7337. O dólar para abril recuava 0,74%, a R$ 4,7375.
Autor: Silvana Rocha
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado