Economia
Dólar tem alívio na pressão e recua com investidor à espera de Powell
Os mercados de câmbio mostram o dólar enfraquecido ante a grande maioria das moedas na manhã desta terça-feira, numa tendência que está sendo replicada por aqui. No entanto, a expectativa pela fala do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, e o clima de incertezas doméstico limitam correções mais expressivas do dólar. Com o endurecimento do discurso do Fed e os ruídos políticos e fiscais no Brasil, a moeda americana contabiliza alta de 1,76% em janeiro.
Powell tem audiência no Senado americano ao meio-dia e será submetido a uma sessão de perguntas, nas quais os investidores buscarão pistas valiosas sobre os próximos passos da política monetária americana. “As nuances e os detalhes da fala do mandatário do Fed deverão ser de grande relevância, neste momento em que três aumentos das fed funds em 2022 têm se tornado um piso para o mercado”, diz o Departamento de Economia da Renascença Corretora em análise matinal.
Neste início de dia, os preços do petróleo avançam, os juros dos Treasuries de 10 e 30 anos recuam e os índices futuros da Bolsa de Nova York sobem, todos indicando menor busca por proteção no dólar. No ambiente político-institucional, os investidores seguem acompanhando as pressões sobre o governo no que diz respeito aos reajustes aos policiais e as paralisações de servidores de outras esferas da administração federal.
Às 10h09, o dólar à vista era negociado a R$ 5,6487, em baixa de 0,45%. No mercado futuro, a divisa para liquidação em fevereiro recuava 0,29%, aos R$ 5,6735. O Dollar Index (DXY), que mede a variação do dólar ante uma cesta de seis moedas fortes, tinha baixa de 0,08%.
Autor: Paula Dias
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados