Economia
Após reunião, FMI diz continuar a trabalhar em programa para ajudar Argentina
O porta-voz do Fundo Monetário Internacional (FMI), Gerry Rice, afirmou nesta quinta-feira que as negociações entre a entidade e a Argentina continuam. Segundo ele, a diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, e o presidente Alberto Fernández tiveram uma reunião recente “boa e produtiva”, às margens da cúpula do G20 em Roma, na Itália.
Durante entrevista coletiva nesta quinta-feira, Rice disse que equipes dos dois lados trabalham juntas sobre o tema, mas não mencionou eventuais prazos almejados para um pacote se concretizar. “Continuamos a trabalhar em um programa que possa ajudar Argentina a enfrentar os desafios do momento e estabelecer as bases para crescimento inclusivo”, afirmou.
Sobre comentários recentes de Alejandro Werner, ex-diretor do Departamento do Hemisfério Ocidental, de que na opinião dele a Argentina não pagaria o que deve ao FMI, o porta-voz disse que Werner não é mais funcionário do Fundo, estando agora na academia, e que ele não tinha nada a comentar.
Outro país da região que pode ser alvo de um pacote de ajuda é El Salvador. Rice disse que tem havido progressos sobre um “potencial programa”. Ao mesmo tempo, o FMI tem advertido o país sobre os riscos de usar o bitcoin como moeda.
Autor: Gabriel Bueno da Costa
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado