Economia
Formação Bruta de Capital Fixo cresceu 2,2% em julho ante junho, diz Ipea
A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), medida do que o país investe em máquinas, equipamentos, construção civil e pesquisa, avançou 2,2% em julho, na comparação a junho, com ajuste sazonal, mostra indicador divulgado nesta segunda-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Na comparação a julho do ano passado, o Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo mostrou alta de 27,7%. Desta forma, o indicador passa a registrar crescimento de 16% no acumulado de 12 meses.
A abertura mais detalhada do indicador de investimento do Ipea mostra que o consumo aparente de máquinas e equipamentos (Came) – produção doméstica líquida das exportações, acrescida das importações – aumentou 3,9% em julho, frente a junho, com ajuste.
Dos componentes do Came, a produção interna de bens de capital líquida de exportações cresceu 18,7% em julho. Já a importação de itens desse segmento recuou 26,2%.
O indicador de construção civil, por sua vez, avançou 3,7%, na série dessazonalizada. Foi a quinta alta consecutiva do setor para essa base de comparação.
Autor: Bruno Villas Bôas
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5REALITY SHOW
Quem é quem em 'Ilhados com a Sogra 3'? Veja os participantes da nova temporada