Economia
BC do Chile eleva taxa básica de juros em 75 pontos-base, a 1,50% ao ano
O banco central do Chile elevou a taxa básica de juros do país em 75 pontos-base, a 1,50% ao ano. A decisão foi unânime entre os dirigentes da instituição.
Em comunicado, o BC chileno afirma que no plano externo, os dados revelam uma perspectiva global que segue em trajetória de recuperação, mas com alguma “moderação” nas principais economias, com destaque para a preocupação com a expansão da variante delta do coronavírus.
O BC apontou pressões inflacionárias e a permanência de preços altos em commodities como o petróleo e o cobre. Além disso, destacou uma valorização do dólar ante ao peso chileno próxima de 5% desde a última reunião.
“O Conselho respondeu à necessidade de evitar o acúmulo de desequilíbrios macroeconômicos que, entre outras consequências, poderiam causar um aumento mais persistente da inflação que o levaria a se desviar da meta de 3%”, afirma o comunicado.
Com isso, o BC decidiu intensificar a retirada do estímulo monetário, aponta o documento. A próxima conclusão da reunião do Conselho está marcada para o dia 13 de outubro.
Autor: Matheus Andrade
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados