Economia
Plano de governo da China prevê a criação de 55 milhões de empregos até 2025
O Conselho de Estado da China, principal autoridade administrativa do país asiático, definiu a meta de produzir 55 milhões de novos postos de trabalho em áreas urbanas até 2025. O objetivo consta no 14º Plano de Cinco Anos de Promoção de Emprego, divulgado nesta sexta-feira, 27.
O governo chinês almeja estabilizar a taxa de desemprego em cidades na faixa de 5,5%, com alívio de “contradições” econômicas. O documento cita intenção de “melhorar a qualidade do emprego”, elevar a remuneração e fortalecer o sistema de seguridade social.
O conselho ressalta ainda expectativa de aumentar o número médio de anos de educação da população economicamente ativa a 11,3 anos, além de 55% de trabalhadores com ensino superior. Segundo o plano, a ideia é que o empreendedorismo lidere o desenvolvimento do mercado de trabalho.
Para alcançar os objetivos, Pequim propõe uma série de orientações políticas, entre elas o fortalecimento de medidas macroeconômicas voltadas para o emprego. O governo fala também em aprofundar estratégias para expandir a demanda doméstica, promover o consumo e estimular áreas como agricultura e indústria.
Autor: André Marinho
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado