Economia
FMI apresentará proposta para injeção de US$ 650 bi a países em meio à crise
A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, informou nesta terça-feira, 23, que apresentará uma proposta ao conselho da instituição, em junho, para alocar US$ 650 bilhões na emissão de Direitos de Saques Especiais (DES). O instrumento constitui ativos em reserva estrangeira emitidos pelo órgão para impulsionar as reservas de países.
Georgieva se disse “muito encorajada” com as discussões iniciais sobre o tema. “Ao endereçar a necessidade global de longo prazo de ativos de reserva, uma nova alocação de DES beneficiaria nossos países membros e apoiaria a recuperação da crise provocada pela covid-19”, destacou.
Se o plano for aprovado, essa será a quinta vez em que o FMI emitiria DES, a última tendo sido na esteira da crise financeira global de 2008. Na semana passada, ministros das fianças do G7 expressaram apoio ao uso da ferramenta
Autor: André Marinho
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
-
5EUA
Senado dos EUA apresenta projeto de lei para usar ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia