Economia
Para FMI, ativos de risco estão sobrevalorizados com mercados confiantes
Para a economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Gita Gopinath, os mercados globais estão muito confiantes de que o melhor cenário para a economia se desenvolverá em 2021 e, por isso, há “sobrevalorização” nos ativos de risco. “Os mercados de ativos dependem bastante da vacinação em massa e de que as autoridades monetárias mantenham suas medidas acomodatícias por algum tempo”, disse Gopinath, alertando para um maior descolamento das bolsas da economia real, o que pode causar turbulência em mercados emergentes, segundo ela.
Essa situação preocupa a maioria das autoridades envolvidas na política monetária, disse Gita Gopinath.
O cálculo a ser feito, diz, é saber até onde as políticas de acomodação devem ser adotadas para dar suporte à economia, ao mesmo tempo em que previne a criação de bolhas nos mercados.
“Espero que tenhamos chegado ao ponto em que mais medidas monetárias não serão necessárias para irmos em direção à recuperação”, disse Gita.
Outra preocupação da economista está em como os mercados vão reagir à retirada das medidas acomodatícias após a crise.
Gita Gopinath argumentou que manter as condições financeiras estáveis até lá evitará “desvios” depois da pandemia.
Autor: Gabriel Caldeira
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela