Economia
Está claro que economia dos EUA segue com problemas, diz Biden
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que o relatório de empregos do país, conhecido como payroll e informado nesta sexta-feira, 5, deixa claro que a economia americana “segue com problemas”. Pela manhã, o Departamento do Trabalho dos EUA informou geração de 49 mil postos de trabalho em janeiro, pouco abaixo da previsão de 50 mil, mediana de 25 apostas consultadas pelo Projeções Broadcast.
“Não são democratas ou republicanos. São americanos que estão sofrendo, e sem culpa”, declarou Biden em coletiva de imprensa. “O vírus ainda está causando estragos e as pessoas, perdendo a esperança. Não podemos nos dar ao luxo de não fazer nada pelo país”, completou o presidente americano, prometendo criar novos empregos por meio de seu novo pacote fiscal.
O payroll ainda frustrou ao informar crescimento de 0,20% do salário médio por hora em janeiro ante o mês anterior, quando a previsão era de 0,30%.
Além disso, em revisão, o governo elevou o número de empregos cortados em dezembro. Só a taxa de desemprego recuou, de 6,7% em dezembro a 6,3% em janeiro, mas especialistas – como o presidente da distrital de Minneapolis do Federal Reserve (Fed), Neel Kashkari – já desconfiam de problemas na metodologia.
Autor: Ilana Cardial (Especial para a AE) e Eduardo Gayer
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
-
5EUA
Senado dos EUA apresenta projeto de lei para usar ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia