Economia
IBC-Br cai 11,43% no trimestre até maio ante três meses anteriores
O Banco Central informou nesta terça-feira, 14, que seu Índice de Atividade (IBC-Br) registrou baixa de 11,43% no acumulado do trimestre encerrado em maio de 2020, na comparação com os três meses anteriores (dezembro a fevereiro), pela série ajustada. Os meses de março a maio correspondem ao período de maior intensidade dos efeitos da pandemia do novo coronavírus sobre a economia.
O BC informou ainda que o IBC-Br acumulou baixa de 10,22% no trimestre até maio de 2020 ante o mesmo período de 2019, pela série sem ajustes sazonais.
Conhecido como uma espécie de “prévia do BC para o PIB”, o IBC-Br serve mais precisamente como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses.
A projeção atual do BC para a atividade doméstica em 2020 é de retração de 6,4%. Este cálculo foi divulgado por meio do Relatório Trimestral de Inflação (RTI) de junho.
No Relatório de Mercado Focus divulgado pelo BC na última segunda-feira, a projeção é de queda de 6,10% do PIB em 2020. O Focus reúne as projeções dos economistas do mercado financeiro.
Média móvel
A média móvel trimestral do IBC-Br caiu 4,98% em maio, na série com ajuste sazonal. Em abril, o indicador havia registrado queda de 4,99% e, em março, baixa de 1,89%.
Bastante observada pelos economistas do mercado financeiro, a média móvel do IBC-Br costuma ser usada como indicativo de tendências para o índice.
O porcentual divulgado nesta terça refletiu a comparação entre o trimestre encerrado em maio e o trimestre encerrado em abril.
Autor: Fabrício de Castro
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
3SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso
-
4POLÊMICA
Inversão de valores: Suzane von Richthofen agradece seguidores após alcançar 100 mil no Instagram
-
5TELEVISÃO
Betty Gofman se despede de 'Êta Mundo Bom!': "Medéia foi pro hospício e vai morar pra sempre no meu coração"