Economia
Consumo no País cai na 1ª semana de quarentena, diz Kantar; gasto total recua 8%
As medidas de isolamento social promovidas por governos estaduais geraram impacto no consumo geral já na primeira semana em que as estratégias de contenção da covid-19 passaram a valer: redução de 8% no gasto total dos consumidores, queda de 5% na frequência de viagens a pontos de venda e redução de 9% na quantidade de itens comprados. Os dados são da Kantar e comparam a semana iniciada no dia 23 de março, quando a quarentena passou a valer no Estado de São Paulo, com a semana iniciada em 9 de março.
Na semana anterior à quarentena, iniciada em 16 de março, houve aumento nas vendas de produtos não perecíveis, como papel higiênico (+47%), sabonete (+41%), detergente (+40%) e água sanitária (+38%). Alimentos como leite, açúcar e massas também registraram crescimento. Os dados são uma comparação com a semana anterior, entre 9 e 15 de março.
Na semana do dia 23, apesar da queda geral, houve crescimento nas vendas de alimentos embutidos, frango, leite e acessórios de limpeza, enquanto as vendas de absorventes, desodorantes, creme dental e xampu caíram em cerca de 1/3 na comparação com a semana anterior.
Autor: Gregory Prudenciano
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
2CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas
-
3
TV Gazeta de Alagoas lança programação local com três novas atrações diárias
-
4SEGURANÇA
Três líderes do tráfico morrem em confronto com a PM em Maceió
-
5
Em cumprimento de mandado judicial, PM apreende drogas em Palmeira dos Índios