Economia
Demanda por crédito sobe 1,2% em janeiro ante dezembro, afirma Boa Vista
A procura por crédito no Brasil cresceu 1,2% em janeiro em relação a dezembro, com ajuste sazonal, conforme a Boa Vista. Sem ajuste sazonal, no entanto, caiu 2,1% na comparação com o primeiro mês de 2019.
Por segmento, o financeiro apresentou aumento na demanda por crédito de 5,5% em 12 meses finalizados em janeiro, enquanto o não financeiro teve crescimento de 1,8%, informa a nota.
O indicador tem mostrado tendência de estabilidade em seu ritmo de crescimento, refletindo a tímida retomada econômica e o mercado de trabalho fragilizado por elevadas taxas de desocupação e subutilização da mão de obra, avaliam os economistas da Boa Vista.
De acordo com os especialistas, além da necessidade de melhora do emprego e da atividade econômica, a redução do endividamento e comprometimento de renda são fatores importantes para diminuir a cautela dos consumidores, afetando, com isto, o movimento da demanda por crédito.
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1LIBERTADORES 2024
Palmeiras enfrenta gramado ruim e empata com Junior Barranquilla na estreia
-
2PREVISÃO DO TEMPO
Vórtice ciclônico em altos níveis provoca fortes chuvas em SP e outros Estados
-
3DESFALQUES NO RUBRO-NEGRO
Flamengo confirma lesão de Cebolinha na costela e perde Pulgar por problema muscular
-
4COPA SUL-AMERICANA
Com reservas, Red Bull Bragantino é derrotado pelo Carabobo na estreia
-
5ELEIÇÕES 2026
Datafolha e Real Time Big Data divulgam pesquisas para presidente esta semana