Curiosidades
Ney Matogrosso e Leandro Vieira são os convidados do 'Conversa vai, conversa vem' neste domingo, às 8h
Dupla conversa com a jornalista Maria Fortuna sobre o desfile da Imperatriz Leopoldinense, que homenageia a obra do artista sob a direção do carnavalesco na Sapucaí.
Ney Matogrosso e Leandro Vieira são os convidados do programa 'Conversa vai, conversa vem', que vai ao ar neste domingo (15), às 8h. No encontro, a dupla fala à jornalista Maria Fortuna sobre o aguardado desfile da Imperatriz Leopoldinense, que, sob o comando do carnavalesco, presta uma homenagem à trajetória artística de Ney na Marquês de Sapucaí.
A escola de samba verde e branco promete uma verdadeira ode hedonista ao 'corpo insubordinado' do cantor, cuja figura sempre foi um 'manifesto estético', como define Leandro Vieira, cinco vezes campeão na Avenida.
O enredo "Camaleônico" tem como fio condutor as canções que marcaram a carreira de Ney, como "Homem com H", "Sangue Latino", "Mulheres de Atenas", entre outras. A proposta é explorar a diversidade da obra do artista, "meio homem, meio bicho, o silêncio e o grito, pássaro e mulher", como destaca a letra do samba-enredo da escola.
"Nunca gostei da ideia de biografias cronológicas, mas sim de um recorte específico. No caso do Ney, o enredo foca na obra que ele cantou ao longo de mais de 50 anos. Só que Ney não é apenas uma voz extraordinária. Mais do que o tamanho das canções, há o conjunto de imagens criadas por ele. É alguém que faz do corpo um manifesto estético, acompanhado de um personagem", detalha Leandro.
Segundo o carnavalesco, a personalidade de Ney foi se tornando múltipla com o passar do tempo.
"Tem o Ney do Secos & Molhados, do 'Homem de Neandertal', de 'Bandido'. O enredo mergulha nessa figura que é voz, música, mas também corpo e personagens múltiplos. Por isso, é camaleônico. É um artista que, como poucos, soube se colocar no palco para ser muitos e, ao mesmo tempo que foi tantos, foi exclusivo, porque é único", acrescenta Leandro, considerado um dos mais talentosos carnavalescos de sua geração e responsável por recolocar o enredo no centro dos desfiles, utilizando a cultura para dialogar com temas contemporâneos.
Se existia o mito de que Ney Matogrosso não aceitava ser tema de escola de samba ("é verdade!", confessa o cantor), ele agora cai por terra com o convite de Leandro. Mas por que, após recusar outras propostas, Ney resolveu aceitar desta vez? Ele mesmo responde:
"Calhou de ser a hora. É um ano em que estou me sentindo disponível para tudo. Eu nem fiz doce...", brinca Ney, aos 84 anos.
Saiba mais detalhes sobre o desfile e a troca artística entre Ney e Leandro neste domingo (15), às 8h, no 'Conversa vai, conversa vem'.
Mais lidas
-
1FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
2TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
3TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
4EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
5SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa