Curiosidades
Milton Nascimento lembra Lô Borges: 'Que falta enorme ele fará eternamente!'
Falecido em novembro passado, mineiro do Clube da Esquina estaria completando 74 anos este sábado
Em publicação nas redes sociais, Milton Nascimento homenageou o amigo e parceiro Lô Borges, que completaria 74 anos neste sábado.
"Que falta enorme ele fará eternamente! Que sua vida e obra sigam sempre vivas no coração de tanta gente que o ama", escreveu Milton, relembrando a canção "Que bom, amigo", composta especialmente para Lô e que, segundo o artista, "retrata essa irmandade e parceria" construída ao longo de décadas.
Lô Borges faleceu em novembro passado. Ele estava internado no Hospital Unimed, em Belo Horizonte, desde 18 de outubro, tratando um quadro de intoxicação medicamentosa. Após passar por traqueostomia, vinha respirando com auxílio de ventilação mecânica.
Nascido em Belo Horizonte, em 1952, Salomão Borges Filho construiu uma das trajetórias mais marcantes da MPB. Ao lado de Milton Nascimento, Beto Guedes, Fernando Brant e do irmão Márcio Borges, entre outros, foi figura central no Clube da Esquina, movimento que revolucionou a música brasileira nos anos 1970 ao unir sonoridades latino-americanas ao rock, jazz e à música folclórica.
Foi Lô quem organizava, nos anos 1960, os encontros da juventude no cruzamento das ruas Divinópolis e Paraisópolis, no bairro de Santa Tereza, em BH. O grupo que se reunia ali para jogar bola, conversar e tocar violão inspirou a canção "Clube da Esquina", presente no álbum "Milton" (1970), e que acabou nomeando um dos discos mais celebrados da música mundial: "Clube da Esquina", lançado por Milton e Lô em 1972, quando este tinha apenas 20 anos.
Lô Borges lançou seu primeiro disco solo em 1972. Com 15 faixas, "Lô Borges" ficou conhecido como o "disco do tênis" devido à icônica foto de Cafi na capa. Desde então, o músico lançou outros 22 álbuns, entre trabalhos de estúdio e gravações ao vivo, incluindo parcerias com artistas como Samuel Rosa. Lô, Samuel e Nando Reis assinam juntos "Dois rios", sucesso do grupo Skank no álbum "Cosmotron" (2001).
Entre as composições mais emblemáticas de Lô Borges estão "Trem azul", "Clube da Esquina N°2", "Um girassol da cor do seu cabelo", "Vento de maio", "A Via Láctea", "Paisagem da janela", "Equatorial", "Sonho real", "Feira moderna" e "Quem sabe isso quer dizer amor".
Em publicação no Instagram, Samuel Rosa também recordou o aniversário do amigo: "Saudades meu irmão @loborgesoficial. Hoje eternamente seu dia."
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
5EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa