Curiosidades

Presidente do SBT publica carta aberta após Zezé Di Camargo criticar canal e pedir suspensão de programa

Sertanejo solicitou cancelamento de Especial de Natal depois de Lula e Alexandre de Moraes visitarem emissora; entenda o que aconteceu

Agência O Globo - 15/12/2025
Presidente do SBT publica carta aberta após Zezé Di Camargo criticar canal e pedir suspensão de programa
Presidente do SBT publica carta aberta após Zezé Di Camargo criticar canal e pedir suspensão de programa

Filha de e presidente do , Daniela Beyruti divulgou uma carta aberta, nesta segunda-feira (15), depois de publicar um vídeo com críticas à emissora. O cantor reclamou da presença de e do ministro do Supremo Tribunal Federal na emissora, na última semana, em razão do evento de lançamento do SBT News. Ao rebater as falar do sertanejo, Daniela enfatizou que o novo canal quer "entregar ao Brasil um jornalismo confiável, sem partido, sem lado".

'Controlem-se':

Política:

"Nos últimos dias, minha família tem sido alvo de críticas, antes mesmo de apresentarmos a nossa proposta para o SBT News. Isso é exatamente o que queremos combater: a falta de diálogo entre um povo que tem muitas virtudes e que amamos tanto", escreveu Daniela Beyruti.

A executiva ressaltou que o lançamento do SBT News, na última sexta-feira (12), "refletiu essa pluralidade e o respeito a todas as instituições. Tivemos representantes do Executivo, do Judiciário e do Legislativo". "Ditas todas essas coisas, lamento a forma como temos sido mal interpretadas. Antes de as pessoas verem nosso trabalho, decidiram julgá-lo."

O que disse Zezé Di Camargo

Nesta segunda-feira (15), Zezé Di Camargo publicou um vídeo pedindo o cancelamento do Especial de Natal "É Amor", a ser exibido no próximo dia 17 pelo SBT. Ele afirma, agora, não querer que a atração vá ao ar. A justificativa? "Eu vi o que aconteceu no SBT nos últimos dias, na inauguração do SBT News. E juro por Deus que isso não faz parte do meu pensamento", comentou ele.

No vídeo publicado no Instagram, o cantor afirmou que "filho que não honra pai e mãe não existe" e disse ter tomado a decisão, apesar de a gravação tê-lo custado "tempo, serviço", porque a maneira como a administração do canal se comportou no evento "não condiz" com o que pensa "grande parte do povo brasileiro" — nem, segundo ele, ao que pensava Silvio Santos.

Janja se manifesta

A primeira-dama Janja também reagiu às colocações de Zezé Di Camargo, nesta segunda-feira (15). Ela esteve ao lado do presidente Lula na inauguração do "SBT News". "Em uma emissora de prestígio como o SBT, ter autoridades locais e nacionais em um lançamento tão importante para a imprensa brasileira simboliza tudo o que o próprio Silvio Santos sempre destacou: 'O jornalismo do SBT não é para fazer sensacionalismo, é para informar com respeito'", pontuou a primeira-dama.

Ela continuou: "Tenho certeza que, respeitosamente, suas filhas, sua esposa e seu genro continuarão o legado de Silvio com responsabilidade e brilhantismo, seguindo seu propósito como comunicador e o orgulhando onde quer que ele esteja. Parabenizo o SBT News e todas e todos que contribuem para um jornalismo cada vez mais sólido e plural no Brasil."

Leia carta do SBT

A seguir, leia o comunicado publicado pelo SBT após a repercussão da fala de Zezé Di Camargo. O texto é assinado por Daniela Abravanel Beyruti, presidente da emissora:

"Segunda-Feira, 15 de dezembro de 2025 – Nos últimos dias, minha família tem sido alvo de críticas, antes mesmo de apresentarmos a nossa proposta para o SBT News. Isso é exatamente o que queremos combater: a falta de diálogo entre um povo que tem muitas virtudes e que amamos tanto. Nos últimos cinco anos, o SBT foi reconhecido pelas pesquisas realizadas pelo Instituto Reuters como o jornalismo de maior confiança e credibilidade. Nosso jornalismo segue uma carta com princípios do meu pai e fundador.

Foi justamente por conta dessas pesquisas e dessa carta com esses princípios que tomamos coragem para abrir um canal de notícias com a proposta de entregarmos mais do que somos e temos. Somos imparciais e isentos. Cabe a nós mostrarmos os fatos e, ao público, julgá-los. O lançamento do projeto, na última sexta-feira, 12/12, refletiu essa pluralidade e o respeito a todas as instituições. Tivemos representantes do Executivo, do Judiciário e do Legislativo.

Ditas todas essas coisas, lamento a forma como temos sido mal interpretadas. Antes de as pessoas verem nosso trabalho, decidiram julgá-lo. Queremos entregar ao Brasil um jornalismo confiável, sem partido, sem lado. Um jornalismo que não terá viés, não terá algoritmo, não provocará divisão e raiva entre as partes, não será nutrido por inteligência artificial e dará ao público apenas a notícia e a verdade dos fatos.

Amamos nosso país, torcemos por ele, amamos nosso povo, trabalhamos para ele e convidamos a todos a embarcarem nesse projeto que deseja amenizar os ânimos. A todos os que têm dúvidas ou receios, faço um convite: assistam ao SBT News. Vocês verão, na prática, o jornalismo de qualidade e independente, que é a nossa marca."