Curiosidades
Silvana Tavano vence Prêmio Oceanos com 'Ressuscitar mamutes', romance que reinventa o passado e o futuro da mãe
Troféu da categoria poesia foi para a alagoana Ana Maria Vasconcelos, autora de 'Longarinas'
A escritora paulistana Silvana Tavano foi a grande vencedora da edição 2025 do Prêmio Oceanos de Literatura em Língua Portuguesa na categoria prosa, com o romance “Ressuscitar mamutes” (Autêntica Contemporânea). Na obra, Tavano, que também assina a narrativa, reinventa o passado e o futuro de sua mãe, já falecida, explorando memórias e possibilidades imaginativas. O anúncio dos vencedores aconteceu na noite desta terça-feira (9), durante cerimônia realizada na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo.
Segundo Manuel da Costa Pinto, curador brasileiro do prêmio, “Ressuscitar mamutes” é "uma narrativa que aborda de modo imaginativo e comovente as possibilidades de lidar com o tempo, de fazer uma redenção e uma modificação do passado (e, portanto, do futuro) pela imaginação". Entre os finalistas da categoria estavam obras como “A cegueira do rio”, do moçambicano [NOME DO AUTOR], “Mestre dos batuques”, do angolano [NOME DO AUTOR], e “Vermelho delicado”, da portuguesa Teresa Veiga.
Na categoria poesia, a alagoana Ana Maria Vasconcelos foi a vencedora com o livro “Longarinas” (7Letras), obra que, segundo Costa Pinto, “privilegia a forma curta para tratar da passagem do tempo e da permanência”, organizando-se em torno do mínimo e da observação. Entre os finalistas estavam títulos como “O pito do pango & outros poemas”, de Fabiano Calixto, e “As coisas do morto”, de [NOME DO AUTOR].
Cada vencedora receberá um prêmio de R$ 150 mil. Nesta edição, 3.142 obras de 488 editoras participaram da disputa, passando por três etapas classificatórias e avaliação de três júris compostos por especialistas de três continentes, até a definição dos dois vencedores. A curadoria do Prêmio Oceanos é formada por Matilde Santos (Cabo Verde), João Fenhane (Moçambique), Isabel Lucas (Portugal) e Manuel da Costa Pinto (Brasil), sob coordenação geral de Selma Caetano.
O Prêmio Oceanos é realizado pela Associação Oceanos e pela Oceanos Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Ministério da Cultura. Conta com patrocínio do Itaú Unibanco, da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas da República Portuguesa, além do apoio do Itaú Cultural, da Biblioteca Nacional de Moçambique, do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, e apoio institucional da CPLP.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado