Curiosidades

Como é viver no Retiro dos Artistas? Conheça as acomodações do lar de famosos

Local situado em Jacarepaguá, no Rio, apoia profissionais do entretenimento em situação de vulnerabilidade e funciona por meio de doações

Agência O Globo - 09/12/2025
Como é viver no Retiro dos Artistas? Conheça as acomodações do lar de famosos
Como é viver no Retiro dos Artistas? Conheça as acomodações do lar de famosos - Foto: Reprodução / Agência Brasil

Situado em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, o Retiro dos Artistas há décadas acolhe idosos famosos da cena cultural brasileira. Nomes consagrados da televisão, como Cláudio Corrêa e Castro e Paulo César Pereio, viveram seus últimos anos no local. Atualmente, a instituição oferece estrutura completa com refeitório, teatro, biblioteca, piscina, salão de beleza, capela e centro de fisioterapia, beneficiando tanto residentes quanto moradores do entorno.

Fundado em 1918, o Retiro dos Artistas nasceu para apoiar profissionais do entretenimento em situação de vulnerabilidade. O espaço de 15 mil metros quadrados foi doado pelo jornalista e empresário tcheco Frederico Figner, pioneiro da indústria fonográfica no Brasil. A instituição abriga hoje 43 moradores e depende de doações e trabalho voluntário para se manter.

Nos últimos meses, a atriz Marieta Severo doou materiais para a construção de três novas casas no local. Alanis Guillen e Emilio Dantas contribuíram com quadros para uma exposição beneficente, cuja renda foi revertida para o Retiro. O músico Roberto Menescal também apoiou a causa ao leiloar um show e uma guitarra em prol da instituição.

Os residentes participam de aulas de atuação e dublagem. No mês passado, foi anunciada a criação de um centro cultural dentro do Retiro, que promoverá apresentações teatrais e musicais, sessões de cinema, contação de histórias e debates na biblioteca, além de exposições artísticas, bailes de dança de salão e atividades para o estímulo cognitivo, como arteterapia e escrita autobiográfica.

Campanha de Natal

O Retiro dos Artistas lançou uma campanha de Natal apresentando alguns de seus residentes e seus desejos para a data. "Pedimos aos nossos residentes que escolhessem o que gostariam de ganhar no Natal e cada pedido carrega um pedacinho da história, da memória e do desejo de cada um deles", destacou a instituição em publicação nas redes sociais.

Os pedidos variaram de presentes materiais a desejos emocionantes. O ator Jaime Leibovitch, de 78 anos, pediu um Kindle. Já o ator e bailarino André Oliveira, 75, fez um pedido ousado: "Um apartamento na Avenida Atlântica, em Copacabana". Outros, de forma comovente, expressaram o desejo de rever a família.

A publicação, feita na última segunda-feira (8), já soma quase 5 mil curtidas e centenas de comentários.

Residentes enfrentam preconceitos

O ator Jaime Leibovitch, que recentemente atuou em “Êta mundo melhor!” como o Barão Deschamps, contou à coluna Play, do GLOBO, que decidiu se mudar para o Retiro dos Artistas após perder o único filho em um acidente de carro. "Isso, de certa maneira, me impulsionou a tomar a decisão de procurar o Retiro", relatou, destacando o preconceito enfrentado por artistas que vivem na instituição.

— Quantas vezes peguei táxis para o Retiro dos Artistas e ouvi a mesma pergunta do motorista: "Como esses artistas dilapidaram toda a fortuna para ir parar no Retiro dos Artistas?". E a expressão é essa: "foi parar". Isso se vê na imprensa: "Fulano, estrela global, foi parar no Retiro dos Artistas".

O ator Stephan Nercessian, presidente do Retiro dos Artistas, lembra que a instituição é uma ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos) e, por isso, necessita de recursos constantes. Toda doação é fundamental.

— Precisamos cumprir exigências determinadas pelo Ministério Público, como contratar assistentes sociais e psicólogos. Tudo isso custa dinheiro, estamos nos adaptando, mas é uma luta constante.