Curiosidades

Colegas relatam comoção após morte de ator durante estreia de musical em SP

Vitor Eduardo Dumont Ferreira sofreu mal súbito durante apresentação de 'Aladdin'; elenco pensou que fosse improviso

Agência O Globo - 09/12/2025
Colegas relatam comoção após morte de ator durante estreia de musical em SP
Colegas relatam comoção após morte de ator durante estreia de musical em SP

"Foi uma coisa repentina", relata o coreógrafo, figurinista e diretor Fran Ribs ao detalhar o caso que vem gerando grande comoção entre profissionais das artes cênicas. Na noite do último sábado (6), o jovem ator Vitor Eduardo Dumont Ferreira, de 25 anos, morreu durante a estreia do musical "Aladdin", no Teatro Municipal de Osasco, após sofrer um mal súbito no palco. O artista interpretava o personagem Gênio e desmaiou enquanto proferia seu texto diante da plateia.

Durante os 20 minutos finais do segundo ato da montagem, após Vitor perder os sentidos e cair desacordado, o restante do elenco acreditou, inicialmente, que a situação se tratava de uma improvisação em tom de brincadeira. No entanto, ao ouvirem um chiado vindo do microfone do ator, sinalizando dificuldades respiratórias, todos correram para socorrê-lo e a apresentação foi rapidamente interrompida, com as cortinas fechadas.

Vitor era reconhecido entre os colegas pela qualidade de suas improvisações. "O espetáculo estava correndo super bem. Foi a melhor entrada do Vitor como o Gênio. Ele entrou incrível, de forma absurda. Ele estava dando o texto, estava nervoso, era visível — quando a gente ensaia muito tempo, sabe quando a pessoa está dando um tempinho a mais entre uma palavra e outra", contou Lucas Maíno, intérprete do protagonista Aladdin.

Lucas relatou que, ao ver o colega caindo e não se levantando, percebeu a gravidade da situação. "Foi tudo muito rápido. A cena durou cerca de dois minutos. Quando vi ele tombando, pensei em Jimmy Early, no filme 'Dreamgirls'. Quando Vitor assistiu a esse filme, disse que amou essa cena (em que o personagem desmaia dramaticamente durante uma performance), e eu sugeri que ele adaptasse algo assim para o Gênio", relembrou o ator em vídeo publicado no Instagram.

O coreógrafo Fran Ribs também usou as redes sociais para esclarecer o ocorrido. Ele afirmou que uma equipe de profissionais da saúde tentou reanimar Vitor por cerca de uma hora. "Quando cheguei, já tinham tirado a roupa dele, deixado-o de lado, pois achávamos que era uma convulsão. Fizemos tudo que podíamos. Havia bombeiro, dentista, tudo que se possa imaginar. Uma estudante de medicina foi muito caridosa. O Samu demorou 20 minutos para chegar, mas chegou. Eles tentaram reanimar meu amigo durante uma hora", emocionou-se Fran ao dar detalhes sobre a situação.

Em nota, a prefeitura de Osasco lamentou o ocorrido e informou que o Samu foi acionado, mas constatou o óbito no local. Nas redes sociais, a Escola de Dança e Teatro Municipal Clayds Zwing, responsável pela montagem, divulgou comunicado informando que Vitor era aluno do curso de teatro musical. "Vitor partiu fazendo o que amava, no lugar onde sempre pertenceu: o palco", destacou a instituição.