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Após compra da Warner Bros., Netflix tranquiliza assinantes: 'Nada muda hoje'

Diretores, produtores, roteiristas e exibidores demonstram preocupação com a movimentação no setor

Agência O Globo - 06/12/2025
Após compra da Warner Bros., Netflix tranquiliza assinantes: 'Nada muda hoje'
- Foto: Depositphotos

Após anunciar a aquisição da Warner Bros. por US$ 72 bilhões, a Netflix enviou um e-mail aos assinantes dos Estados Unidos na manhã deste sábado, assegurando que "nada muda hoje". Segundo a revista The Hollywood Reporter, o título da mensagem era "Nada muda hoje" e o conteúdo detalhava pontos da negociação para o consumidor.

O comunicado reforçava: "Nada muda hoje. Ambos os serviços de streaming continuarão a operar separadamente". A Netflix destacou ainda que há etapas a serem cumpridas antes da conclusão do acordo, incluindo aprovações regulatórias e de acionistas. "Você ouvirá de nós quando tivermos mais novidades para compartilhar", dizia o e-mail.

A mensagem incluía um link para uma seção de perguntas e respostas, reiterando que as séries da HBO e da Warner não chegarão à Netflix em um futuro próximo. Os preços e planos permanecem inalterados e as empresas seguem independentes.

No entanto, a indústria cinematográfica está em alerta com a notícia, divulgada na sexta-feira. Roteiristas, produtores, diretores e exibidores manifestam preocupação, principalmente quanto à política da Netflix de janela mínima de exibição em salas de cinema. Apesar de os co-CEOs da plataforma, Ted Sarandos e Greg Peters, garantirem que os compromissos de exibição da Warner serão mantidos, eles afirmam que o modelo precisa "evoluir para se tornar mais amigável ao consumidor".

A associação de exibidores de cinema, Cinema United, declarou em comunicado que "a proposta de aquisição da Warner Bros. pela Netflix representa uma ameaça sem precedentes para o mercado global de exibição cinematográfica".

"O impacto negativo dessa aquisição atingirá desde as maiores redes de salas até cinemas independentes de uma única tela em pequenas cidades nos Estados Unidos e ao redor do mundo", afirmou Michael O’Leary, presidente e CEO da Cinema United. "A Cinema United está pronta para apoiar mudanças na indústria que resultem em maior produção de filmes e ofereçam aos consumidores mais oportunidades de aproveitar um dia no cinema local. Mas o modelo de negócios declarado da Netflix não sustenta a exibição cinematográfica. Na verdade, é o oposto. Os reguladores precisam examinar de perto os detalhes dessa transação proposta e compreender o impacto negativo que ela terá sobre os consumidores, a exibição e a indústria do entretenimento."

O Sindicato dos Diretores de Cinema também se manifestou, afirmando que o acordo proposto levanta "preocupações significativas", segundo a The Hollywood Reporter.

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