Curiosidades

Flip divulga data da edição de 2026; confira quando será realizada a festa

Em setembro, evento anunciou a crítica literária Rita Palmeira como nova curadora

Agência O Globo - 04/12/2025
Flip divulga data da edição de 2026; confira quando será realizada a festa
Flip divulga data da edição de 2026; confira quando será realizada a festa

A 24ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) já tem data marcada: será realizada de 22 a 26 de julho de 2026. O anúncio foi feito pela organização do evento na tarde desta quinta-feira (4), em comunicado oficial enviado à imprensa.

Segundo a nota, "a Flip acontecerá no meio do ano, respeitando seu calendário original, uma decisão tomada em consonância com o poder público e com os moradores de Paraty, fomentando a cultura e o turismo nos meses mais frios do ano". Após duas edições virtuais durante a pandemia, a festa foi promovida em outubro e novembro entre 2022 e 2024. Em 2025, retornou ao período tradicional, sendo realizada de 30 de julho a 3 de agosto.

Mauro Munhoz, diretor artístico da Flip, destacou a importância do evento para o calendário local: "Paraty tem uma segunda alta temporada vibrante no inverno com a realização da Flip. Estamos muito contentes em poder anunciar a data da 24ª edição ainda em 2025, garantindo para nossos parceiros e para o público mais tempo para se programarem para a Festa".

Em setembro, a Flip anunciou Rita Palmeira, crítica literária, como nova curadora do evento. Ela assume o posto após a gestão da editora responsável pelas elogiadas edições de 2024 e 2025.

Rita Palmeira também reafirmou o compromisso da Flip em promover debates atuais: "A literatura sempre fala do seu tempo e com o seu tempo, mesmo quando isso não está tematizado na obra. A Flip tradicionalmente reflete isso, reservando sempre espaço para mesas que debatam temas urgentes. Ignorar o que se passa no Brasil e no mundo, do ponto de vista político, ambiental, cultural, não é uma opção nem para mim nem, acho que posso dizer isto, para a Flip. A literatura fica menos interessante se a tiramos do mundo em que ela é produzida", afirmou a curadora, em setembro.