Curiosidades

De 'isca de raiva' a 'parassocial', dicionários elegem as palavras do ano em 2025; veja lista

Termos originalmente em inglês, que traduzem o espírito do tempo segundo as publicações, vêm das redes sociais

Agência O Globo - 01/12/2025
De 'isca de raiva' a 'parassocial', dicionários elegem as palavras do ano em 2025; veja lista

As redes sociais continuam ditando tendências até mesmo no vocabulário. Segundo os principais dicionários de língua inglesa, os termos que mais se destacaram em 2025 nasceram no ambiente digital, refletindo comportamentos e fenômenos típicos da internet. Entre eles estão "isca de raiva" (rage bait) e "parassocial".

Isca de raiva ('rage bait')

A Oxford University Press escolheu “rage bait” como a Palavra do Ano de 2025. O termo é definido como "conteúdo online deliberadamente criado para provocar raiva ou indignação, sendo frustrante, provocativo ou ofensivo". A expressão superou concorrentes mais otimistas, como "biohack" e "aura farming". Embora sua origem remonte a 2002, quando apareceu em um grupo de discussão da Usenet para descrever a reação de um motorista irritado, o termo se popularizou nos últimos anos como uma gíria para comportamentos que buscam atenção nas redes. De acordo com a Oxford, o uso da expressão triplicou no último ano, consolidando-se como parte do vocabulário digital.

Seis sete ('six seven')

Entre os membros da Geração Alpha, formada por pessoas nascidas a partir de 2010, a expressão "seis sete" (six seven) ganhou destaque a ponto de ser eleita pelo Dictionary.com como a palavra do ano, mesmo sem um significado claro. O termo tem origem em uma música do rapper Skrilla, lançada em 2024, e viralizou nas redes sociais, especialmente no TikTok, onde vídeos com a hashtag #67 já ultrapassam 2 milhões de postagens. Professores e pais relatam ouvir crianças e adolescentes repetindo a expressão, que pode ser interpretada como "mais ou menos" ou simplesmente como um exemplo de brainrot — gíria que indica obsessão por conteúdo banal da internet. Segundo o próprio Skrilla, o sucesso da frase se deve justamente à ausência de significado: "Nunca dei um significado real a ela, e ainda não gostaria de dar", declarou ao Wall Street Journal.

Parassocial

O termo "parassocial" foi escolhido pelo dicionário de Cambridge, no Reino Unido, como a palavra do ano. Embora não seja novo — foi cunhado em 1956 por sociólogos americanos para descrever a relação de telespectadores com personalidades da TV —, o conceito ganhou força com as redes sociais, migrando do meio acadêmico para o vocabulário popular. O dicionário registrou aumento nas buscas pelo termo após episódios envolvendo celebridades, como o bloqueio de uma fã obcecada pelo youtuber IShowSpeed e o anúncio do noivado de Taylor Swift com Travis Kelce. No Cambridge, "parassocial" é definido como: "Adjetivo. Que envolve ou diz respeito a uma conexão que alguém sente entre si e uma pessoa famosa que não conhece, um personagem de livro, filme, série de TV etc., ou uma inteligência artificial".

Confira abaixo a lista das palavras do ano segundo os principais dicionários de língua inglesa:

  • Isca de raiva (rage bait) — Oxford University Press
  • Seis sete (six seven) — Dictionary.com
  • Parassocial — Cambridge Dictionary