Curiosidades

Pont Neuf se tornará uma 'caverna' em homenagem a Christo e Jeanne-Claude

Intervenção monumental recria o espírito das grandes envolturas do casal e transforma a ponte mais antiga de Paris em instalação imersiva

Agência O Globo - 01/12/2025
Pont Neuf se tornará uma 'caverna' em homenagem a Christo e Jeanne-Claude
Foto: CC BY 2.0 / / Praça da Concórdia em Paris

O artista urbano francês JR vai transformar a Pont Neuf, em Paris, em uma "caverna" em junho de 2026, em um projeto que homenageia Christo e Jeanne-Claude, responsáveis por envolver a famosa ponte há quatro décadas.

JR, conhecido por suas obras monumentais baseadas principalmente em fotografias, explicou à AFP, em seu ateliê parisiense, que pretende instalar uma "caverna" de 120 metros de comprimento sobre a ponte, a mais antiga da cidade, entre os dias 6 e 28 de junho de 2026. Durante todo o período, a ponte permanecerá "acessível a todos, gratuitamente, dia e noite", destacou o artista, de 42 anos.

"Em um projeto como este, é necessário trabalhar com engenheiros e construtores. Precisamos pensar nas estruturas e nas intempéries", acrescentou JR, ressaltando os desafios de executar uma obra de tal magnitude em um local tão exposto quanto a ponte.

Segundo ele, trata-se de "uma obra imersiva" dedicada a Christo e Jeanne-Claude, célebres por suas instalações temporárias que envolviam edifícios monumentais ou vastas áreas em tecido.

Em 1985, o casal recobriu a Pont Neuf durante duas semanas, em uma intervenção faraônica que utilizou 40 mil metros quadrados de tecido e atraiu mais de três milhões de visitantes.

Quatro anos atrás, outro ícone parisiense, o Arco do Triunfo, também foi envolvido temporariamente em uma obra póstuma de Christo e Jeanne-Claude, após o falecimento de Jeanne-Claude em 2009 e de Christo em 2020.

JR, por sua vez, já realizou outras intervenções de grande porte em Paris, como na pirâmide do Louvre, em 2019, e outra "caverna" na Ópera de Paris, em 2023.