Curiosidades
Galeria Flexa inaugura exposições coletiva e individual neste sábado no Leblon
Com inauguração neste sábado (29), mostra coletiva reúne obras de Hélio Oiticica, Lygia Pape, Emmanuel Nassar e José Damasceno
A Galeria Flexa, localizada no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro, encerra seu calendário de 2025 com uma abertura dupla neste sábado (29), a partir das 11h.
A coletiva "Lá e cá: deslocamentos construtivos" promove um diálogo entre diferentes gerações do concretismo brasileiro, reunindo obras de Hélio Oiticica (1937-1980), Lygia Pape (1927-2004), Emmanuel Nassar e José Damasceno.
Com curadoria de Luisa Duarte, diretora artística da galeria, e texto crítico assinado por Moacir dos Anjos, a exposição destaca como cada artista ressignificou a herança construtiva em propostas singulares — dos emblemáticos "Metaesquemas" de Oiticica ao "Monitor crayon" de Damasceno, concebido a partir da justaposição de gizes de cera.
No mesmo evento, será inaugurada a individual "Marlene Almeida: Veios da terra", dedicada à artista paraibana que articula arte, ciência e ecologia em suas criações. Desde os anos 1970, Marlene coleta pigmentos em diferentes regiões do Brasil, prática que fundamenta sua produção. A artista integra a 36ª Bienal de São Paulo, em cartaz até janeiro de 2026, com as instalações "Terra viva" e "Museu das terras brasileiras".
A Galeria Flexa está localizada na Rua Dias Ferreira, 214, Leblon.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados