Curiosidades

João Roberto Marinho recebe Emmy Internacional em Nova York

Presidente do Grupo Globo é homenageado como Personalidade Mundial da Televisão; produção do Globoplay também conquista prêmio

Agência O Globo - 25/11/2025
João Roberto Marinho recebe Emmy Internacional em Nova York
João Roberto Marinho

Em cerimônia realizada na noite desta segunda-feira (24), em Nova York, a 53ª edição do Emmy Internacional concedeu ao presidente do Grupo Globo, João Roberto Marinho, o troféu Personalidade Mundial da Televisão (International Emmy Directorate 2025). A honraria, entregue pela Academia Internacional de Artes e Ciências Televisivas (Iatas), reconhece sua liderança no ano do centenário do Grupo Globo e dos 60 anos da TV Globo.

Esta foi a quarta vez que a emissora recebeu a homenagem do Emmy Internacional. Em 1976 e 1983, Roberto Marinho, fundador da TV Globo, foi agraciado; em 2014, o reconhecimento coube a Roberto Irineu Marinho, irmão de João Roberto.

O jornalista William Bonner abriu a homenagem destacando a capacidade de liderança e inspiração de João Roberto Marinho, relembrando momentos marcantes de sua trajetória no Grupo Globo. Após a exibição de um vídeo sobre os 100 anos da Globo, a atriz Lilia Cabral — indicada duas vezes ao Emmy Internacional — subiu ao palco para entregar o troféu ao homenageado. Em seu discurso, João Roberto agradeceu à Academia, ressaltou a continuidade do legado familiar e dedicou o prêmio aos irmãos e à equipe da Globo.

— Receber este Emmy é uma grande honra. Seguir os passos do meu pai, Roberto Marinho, e do meu irmão, Roberto Irineu, ambos homenageados em ocasiões anteriores, é motivo de grande orgulho. Este reconhecimento celebra uma história que começou há 100 anos. A história de uma família que acredita no Brasil, em conteúdo de qualidade e no jornalismo independente, sempre a serviço da sociedade — afirmou João Roberto Marinho. — É também o reconhecimento de uma empresa que investe em talento e na incrível diversidade da cultura brasileira para criar conteúdo que ressoa nas pessoas e leva nossas histórias além das nossas fronteiras.

Logo após a premiação a João Roberto Marinho, "Fallen – Luz e sombra", coprodução internacional do Globoplay, conquistou o Emmy Internacional na categoria filme ou série live-action infantil, garantindo ao Grupo Globo seu 20º troféu na premiação.

Além de João Roberto Marinho, a noite também homenageou Dana Walden, copresidente da Disney Entertainment, com o prêmio International Emmy Founders, pelo impacto transformador na indústria de mídia e entretenimento. A 53ª edição do Emmy Internacional contou com 64 indicações em 16 categorias, reunindo produções de 26 países diferentes.

O Brasil disputou troféus em metade das categorias. O Grupo Globo concorreu em cinco: "Mania de você" (melhor telenovela); a reportagem "El Salvador: o lado sombrio da segurança", do Fantástico (noticiário); a série "Bora, o pódio é nosso", do Gloob (programa infantil factual ou de entretenimento); "Fallen – Luz e sombra", do Globoplay (filme ou série live-action infantil); e "O prazer é meu", do GNT (documentário).

Outros indicados nacionais incluíram "Herchcovitch; exposto", do Prime Vídeo (melhor programa artístico); "Lupi & Baduki", da HBO (programa infantil animado); e "Repórter Record Investigação: Desaparecidos forçados", da TV Record (programa de atualidades).

As indicações ao Emmy Internacional são definidas por votação entre membros da Academia em todo o mundo. Até hoje, a emissora já soma 125 indicações e 18 estatuetas. A última conquista havia sido com a novela “Órfãos da terra”, em 2019.

A dramaturgia da Globo já foi premiada com obras como o musical “A arca de Noé”, “Morte e Vida Severina”, “Caminho das Índias” (2009), “Lado a lado”, “Império”, “Verdades secretas” e “Órfãos da terra”.