Curiosidades

COP30 transforma Belém em palco de grandes shows com Ney Matogrosso, Fafá de Belém e Lenine

Programação musical movimenta diversos pontos da cidade durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a partir desta segunda-feira (10)

Agência O Globo - 09/11/2025
COP30 transforma Belém em palco de grandes shows com Ney Matogrosso, Fafá de Belém e Lenine
- Foto: Reprodução / Agência Brasil

Belém (PA) se torna, a partir desta segunda-feira (10), o centro das atenções mundiais não apenas pelas discussões sobre o clima, mas também por uma intensa agenda cultural. Durante os 12 dias da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), a cidade recebe uma série de apresentações musicais em diferentes espaços.

O Espaço Freezone Cultural Action, na Praça da Bandeira, abre a programação com shows de artistas consagrados da cena local, como Pinduca, Félix Robatto, a banda Warilou e Lia Sophia, que convida o Grupo Suraras. O local segue com atrações até o dia 21, incluindo nomes como Chyco Salles, Wanderley Andrade e Ximbinha.

Entre os destaques nacionais, Ney Matogrosso sobe ao palco no dia 13, em apresentação beneficente para o Instituto SOS Pantanal. Na sequência, Fafá de Belém se apresenta no dia 14, OSTP com Léo Gandelman no dia 16, e Toquinho, também no dia 16, em prol da SOS Amazônia. O encerramento fica por conta de Lenine, no dia 21, novamente em apoio ao Instituto SOS Pantanal.

A programação musical começou antes mesmo da abertura oficial da conferência, com o Global Citizen Festival, que reuniu grandes nomes da música internacional e nacional em Belém. O evento, realizado para marcar simbolicamente o início da COP30, teve como objetivo arrecadar US$ 1 bilhão para investimentos na defesa da Amazônia.