Curiosidades
Presidente do Senado francês critica falhas de segurança no Louvre após roubo milionário: 'Equipamento não é digno'
Comissão de Cultura aponta sistema 'obsoleto' e câmeras externas ineficazes; dois suspeitos já foram presos
Dez dias após, o presidente da Comissão de Cultura do Senado francês, Laurent Lafon, afirmou nesta terça-feira que o sistema de segurança do museu “não está em conformidade” com os padrões esperados para uma instituição dessa relevância.
'Deve ser um trabalho interno':
Louvre:
— Temos um sistema de segurança que não atende ao que esperaríamos de um museu — declarou Lafon durante visita ao Louvre, em Paris, segundo a emissora local BMFTV. Segundo ele, há “inúmeras melhorias que precisam ser feitas”, especialmente na infraestrutura de vídeo e na rede de vigilância.
Lafon classificou como “frágeis” as câmeras de vigilância externas, ressaltando que parte da responsabilidade também recai sobre a Prefeitura de Paris e a Prefeitura de Polícia, que compartilham o controle das imagens em áreas públicas.
— O equipamento de segurança não é digno de um museu do século XXI. Este é o carro-chefe cultural da França e deve ser exemplar — afirmou o senador.
O crime ocorreu no domingo, 19 de outubro, quando quatro criminosos invadiram o museu e levaram diversos itens valiosos e souvenirs históricos, em um assalto que durou poucos minutos. O caso foi rapidamente apelidado pela imprensa francesa de “o roubo do século”, por envolver peças de valor histórico inestimável.
No último sábado (25), dois suspeitos foram presos pela Polícia de Fronteira (PAF) e pela Brigada de Pesquisa e Intervenção (BRI), da Prefeitura de Paris. Objetos encontrados durante a operação continham vestígios de DNA, que agora estão sendo analisados pela perícia.
Enquanto as investigações seguem, o Senado francês realizará uma mesa-redonda nesta quarta-feira para discutir as falhas de segurança e as medidas necessárias para reforçar a proteção do acervo do museu.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5EMPURRANDO COM A BARRIGA
MP convoca prefeita de Palmeira dos Índios por descumprir cronograma de concurso público