Curiosidades

Rio Capital Mundial do Livro vence categorial especial do Prêmio Jabuti

Evento será realizado no Theatro Municipal do Rio, em 27 de outubro; atriz Marisa Orth e ator Silvio Guindane serão mestres de cerimônia

Agência O Globo - 23/10/2025
Rio Capital Mundial do Livro vence categorial especial do Prêmio Jabuti

Na próxima semana, a iniciativa , em vigor até abril de 2026, receberá um especial, informou nesta quinta-feira (23) a Câmara Brasileira do Livro (CBL). Tradicionalmente realizada em São Paulo, este ano a cerimônia de premiação mais importante da literatura nacional acontecerá no Rio, no Theatro Municipal, no dia 27. A cidade venceu a Categorial Especial Fomento à Leitura, dedicada exclusivamente a projetos cariocas.

'É preciso dar tempo ao passado':

'Coração sem medo':

— Fomentar a leitura é apostar no futuro. Este prêmio especial para o Rio Capital Mundial do Livro reconhece quem transforma a palavra em ação educativa, inclusão social e cidadania — afirma Hubert Alquéres, curador do Jabuti.

Segundo a CBL, a iniciativa Rio Capital Mundial do Livro “é um programa que fortalece políticas públicas estruturantes do livro e das bibliotecas, como Bibliotecas do Amanhã e Paixão de Ler, com abrangência em várias regiões da cidade”.

Os outros dois finalistas da Categoria Especial Fomento à Leitura foram a Biblioteca Marginow, projeto comunitário em Antares que transformou um antigo posto policial em biblioteca viva, com clubinho de leitura, saraus e ações inclusivas, e o LER — Festival do Leitor, plataforma que leva o livro a múltiplos territórios, com programação plural e formação de educadores, articulando literatura, arte e cidadania.

A Categoria Especial Fomente à Leitura contou com um júri formado por Alexandre Martins Fontes, presidente da Associação Nacional de Livrarias (ANL) Ângelo Xavier, presidente do Instituto Pró-Livro (IPL) e da Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros), Dante Cid, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), João Scortecci, presidente da seção paulista da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf-SP), Patricia Amorim, presidente da Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), e Sevani Matos, presidente da CBL.

A atriz Marisa Orth e o ator Silvio Guindane foram anunciados como mestres de cerimônias da 67ª edição do Jabuti. Na ocasião, serão conhecidos os vencedores das 22 categorias do concurso. O evento será transmitido pelo canal da CBL no YouTube.