Curiosidades
'Mais amizade' e 'menos sexo': Pesquisa revela o que Geração Z espera de filmes e séries
Interesse em animações também cresce entre pessoas entre 10 e 24 anos
A Universidade da Califórnia (UCLA) divulgou nesta quarta-feira (22) o resultado de sua pesquisa anual intitulada "Adolescentes e telas". O estudo ouviu 1.500 americanos entre 10 e 24 anos sobre seus hábitos de consumo de mídia e preferências, respeitando a proporção da população dos EUA no que diz respeito a diversidade de raça, etnia, gênero e economia.
'Valor sentimental':
'Medo e preconceito':
Publicado pela revista Variety, o estudo destaca que, ao contrário da percepção de muitos, a chamada Geração Z ainda tem muito interesse no consumo de filmes e séries. Segundo o levantamento, 53% dos jovens comentam mais com amigos sobre filmes e séries do que sobre conteúdos vistos em redes sociais.
Aproximadamente, 57% dos jovens americanos ainda assistem a filmes e séries. A diferença está na plataforma. Cerca de 80% dos entrevistados afirmaram que assistem a estes conteúdos no YouTube ou no TikTok.
Entre pessoas de 14 e 24 anos, a preferência é para histórias sobre amizades para 59,7%, enquanto que 54,1% afirmam que preferem personagens sem interesses amorosos. Isso também se reflete na forma como os jovens recebem o sexo nas telas. 48,4% afirmam que existe "sexo demais em filmes e séries". Os números confirmam uma tendência geracional em Hollywood, após gerações marcadas por filmes adolescentes carregados de sexo ou sexualidade, como "Porky's" nos 1980, "American Pie" nos 1990 e "Superbad" nos 2000.
Isso também se reflete nas duas produções mais citadas pelos jovens quando precisam falar suas obras favoritas: "" e "Wandinha".
A pesquisa também constatou o maior interesse dos jovens em conteúdos animados, com um aumento de 42% para 48,5% em comparação com o ano anterior, resultado influenciado pelo fenômeno "Guerreiras do K-Pop" (2025), uma das produções mais citadas pelos entrevistados como uma de suas favoritas no momento.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5EMPURRANDO COM A BARRIGA
MP convoca prefeita de Palmeira dos Índios por descumprir cronograma de concurso público