Curiosidades

Após três horas de pesca, Zé Neto detalha captura de marlim-azul de 300 quilos: 'Que batalha'

Sertanejo mostra animal gigante por meio de vídeo publicado nas redes sociais; entenda por que espécie é uma das mais difíceis de pescar

Agência O Globo - 20/10/2025
Após três horas de pesca, Zé Neto detalha captura de marlim-azul de 300 quilos: 'Que batalha'

O cantor , da dupla com Cristiano, viveu uma experiência, no último domingo (19), que definiu como "um presente de Deus". O sertanejo capturou um marlim-azul gigante, de mais de três metros e quase 300 quilos, durante uma pescaria em . O artista, de 35 anos, compartilhou o momento nas redes sociais e descreveu a pesca como uma "batalha".

Entrevista:

É verdade:

Nas imagens publicadas por meio do Instagram, aparece ao lado de amigos comemorando a captura, que levou cerca de três horas e contou com um equipamento especializado para suportar o peso do animal. Na ocasião, o cantor vibrou e gritou frases como "Nunca vi isso na minha vida" e “Pescar é isso aqui, o resto é brincadeira, tô sem voz".

"Um dia que vai ficar marcado pra sempre na memória. Algo que eu nunca imaginei viver na vida: capturar um marlim-azul gigante, com mais de três metros e quase 300 kg nas águas de Ilhéus (BA). Que batalha, que emoção e que presente de Deus! Esse dia vai ser lembrado pra sempre", comentou o cantor.

Segundo Zé Neto, o marlim-azul — considerado o "rei dos mares" — foi devolvido ao mar logo após a captura. A façanha do sertanejo ganha ainda mais destaque por se tratar de uma das espécies mais difíceis de pescar no mundo.

O marlim-azul é o maior peixe de bico dos oceanos e o mais cobiçado entre os pescadores esportivos. De comportamento veloz e extremamente combativo, ele exige técnica, resistência física e equipamentos potentes — as linhas chegam a suportar mais de 130 libras.

Por que é difícil pescar marlim-azul

Segundo especialistas em pesca oceânica, o desafio começa antes mesmo da fisgada: é preciso navegar até 60 milhas da costa em grandes lanchas, com o apoio de uma equipe experiente. Para pescadores, o marlim-azul virou símbolo de tudo o que o mar tem de "mistério, aventura e desafio", O sul da Bahia é hoje uma das regiões mais procuradas do país para a prática da pesca esportiva.

O peixe, que pode chegar a cinco metros de comprimento e pesar mais de 800 quilos, habita águas quentes e profundas. O trecho do litoral baiano onde Zé Neto pescou, entre Ilhéus e Canavieiras, é considerado uma das áreas mais propícias do Brasil para encontrar o marlim-azul, graças à formação submarina conhecida como Banco Royal Charlotte, que concentra grande quantidade de alimento e atrai espécies de grande porte.