Cultura Pop

Adélia Prado recebe alta após duas cirurgias e 20 dias internada

Escritora teve fraturas no fêmur, no cotovelo e no joelho depois de uma queda

Agência O Globo - 09/02/2026
Adélia Prado recebe alta após duas cirurgias e 20 dias internada
Adélia Prado recebe alta após duas cirurgias e 20 dias internada - Foto: Reprodução / Instagram

Adélia Prado recebeu alta hospitalar após 20 dias internada. Nesse período, a poeta de 90 anos passou por duas cirurgias ortopédicas e chegou a ficar na UTI do Hospital São Judas Tadeu, em Divinópolis (MG), onde reside. A escritora deu entrada na unidade de saúde em 19 de janeiro, após sofrer uma queda que resultou em fraturas no fêmur, cotovelo e joelho.

Um comunicado divulgado em sua página no Instagram nesta segunda-feira (9) informou que a escritora mineira já está em casa.

“Com muita alegria e com muita gratidão a todos os que torceram pela recuperação da saúde de Adélia, comunicamos que ela recebeu alta e está em casa”, diz a nota. “Em breve, ela mesma poderá agradecer a cada um de vocês pelo carinho e pelas orações.”

'Lírica', 'bíblica' e 'existencial'

A mineira, que completou 90 anos em dezembro, é considerada uma das maiores poetas da língua portuguesa, vencedora de prêmios como o Camões, o Machado de Assis (da Biblioteca Nacional) e o Jabuti, pelo livro “O coração disparado”, em 1978. Em 2025, após uma década em silêncio, lançou o livro “O jardim das Oliveiras”, com 25 poemas inéditos.

Sua obra combina referências bíblicas e religiosas, um olhar sensível para o cotidiano e um erotismo que se intensifica à medida que se aproxima do sagrado. Carlos Drummond de Andrade a definiu como “lírica”, “bíblica” e “existencial”.