Cultura Pop

Sonhando competir, Tico Santa Cruz foca no triatlo e mostra evolução corporal: 'Cada dia um novo desafio'

Cantor está ainda preparando uma nova turnê do Detonautas

Agência O Globo - 07/01/2026
Sonhando competir, Tico Santa Cruz foca no triatlo e mostra evolução corporal: 'Cada dia um novo desafio'
Tico Santa Cruz - Foto: Reprodução / Instagram

Enquanto planeja uma nova turnê para o Detonautas, Tico Santa Cruz estabeleceu um novo objetivo: participar do Ironman 70.3 em 2026, uma das mais desafiadoras provas de triatlo. Aos 48 anos, o cantor tem intensificado os treinos de corrida, ciclismo e natação em mar aberto, buscando aprimorar o condicionamento físico até agosto — e para manter hábitos saudáveis a longo prazo.

“Parece impossível?”, brincou o músico, demonstrando bom humor diante do desafio.

Mesmo diante de imprevistos, Tico não desanima. Ontem, por exemplo, sem conseguir pedalar na rua, adaptou o treino para a academia. Segundo ele, a experiência foi “tão legal quanto ajoelhar no milho”, mostrando que encara as adversidades com leveza.

“Mas não recebo isso como castigo, apesar de parecer. É a maneira de fazer a manutenção dos treinos e não perder o ritmo”, explicou no Instagram. O artista ainda incentivou os seguidores à reflexão: “Você já está fazendo o que planejou? Vamos nessa.”

Além das modalidades tradicionais do triatlo — natação, ciclismo e corrida —, Tico Santa Cruz inclui musculação e treino funcional em sua rotina. O objetivo é evoluir ainda mais.

“Depois de algumas semanas com apenas um treino por dia, preciso voltar a me posicionar para conseguir realizar dois treinos diários, como vinha fazendo. Cada dia é um novo desafio e vamos seguindo! Força a todos nós que acreditamos e temos objetivos”, comentou.

Com foco na saúde, o cantor percebe mudanças significativas no corpo. Há dois anos, ele vem ajustando os hábitos alimentares, conquistando não apenas melhor forma física, mas também mais serenidade no dia a dia. O conselho, segundo Tico, é sempre o mesmo:

“Sem ansiedade por resultados rápidos. Porque ansiedade me levava a comer muito e depois me sentia culpado, entrando num ciclo de frustração. Estamos falando de mais de um ano adaptando o corpo e a mente para chegar a um objetivo. Estético? Claro, sou artista, quero minha imagem alinhada ao que reflito por dentro, mas principalmente pela disposição e qualidade de vida”, afirmou em abril do ano passado.