Conhecimento
Inep testa uso de inteligência artificial na elaboração do Enem
Objetivo é diminuir o número de humanos envolvidos na preparação do exame
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai testar ferramentas de inteligência artificial (IA) para reduzir a participação humana na formulação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A informação foi confirmada pelo presidente da autarquia, Manoel Palacios, em entrevista ao g1.
“Hoje, para fazer um pré-teste de questões, precisamos de 15 mil estudantes reais. O principal desafio disso é manter o sigilo do material”, explicou Palacios. “Vamos experimentar sistemas já desenvolvidos em que a IA simule ser alunos fortes, medianos e mais fracos respondendo.”
Segundo o presidente do Inep, a proposta inclui a atuação de uma equipe de juízes para “alinhar as máquinas e garantir que o processo de calibração seja bastante preciso”.
“Parece ser o caminho mais produtivo”, avaliou Palacios.
A edição deste ano do Enem foi marcada por vazamentos: oito questões da aplicação principal e quatro da edição da Grande Belém, todas das áreas de matemática e ciências da natureza, foram divulgadas antecipadamente em lives, apostilas e grupos de WhatsApp, com enunciados e alternativas praticamente idênticos aos do exame oficial.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados