Conhecimento

Médico Aluísio Segurado é eleito reitor da USP para o próximo mandato

Professor lidera lista tríplice que será enviada ao governador; historiadora Ana Lanna fica em segundo lugar e engenheiro Marcílio Alves em terceiro

Agência O Globo - 27/11/2025
Médico Aluísio Segurado é eleito reitor da USP para o próximo mandato
Aluísio Segurado - Foto: Reprodução / Instagram

A Universidade de São Paulo (USP) divulgou no início da noite desta terça-feira o resultado da eleição para reitor referente ao mandato que se inicia em 2026. O médico Aluísio Segurado, acompanhado da engenheira Liedi Bernucci como vice, venceu o pleito com 54,7% dos votos válidos.

Os nomes da chapa vencedora, intitulada "USP Pelas Pessoas", lideram a lista tríplice que será encaminhada ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, responsável pela nomeação dos novos dirigentes da universidade.

Tradicionalmente, o governador opta pela chapa mais votada, mas possui prerrogativa para escolher qualquer um dos três nomes indicados pela assembleia eleitoral.

Em segundo lugar ficou a chapa "Nossa USP", com 30,7% dos votos, tendo a historiadora Ana Lanna, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), como candidata a reitora, e o químico Pedro Vitoriano como vice. Já a chapa "USP Novo Tempo" obteve 14,6% dos votos, sendo liderada pelo engenheiro Marcílio Alves (reitor) e pela administradora Sílvia Casa Nova (vice).

Resultados finais da votação:

USP – Eleição para reitor 2025

1.270 votos – USP Pelas Pessoas
713 votos – Nossa USP
340 votos – USP Novo Tempo
3.590 votos em branco
70 votos nulos

A eleição foi conduzida pelo Conselho Universitário e outros órgãos colegiados da USP, mantendo o procedimento habitual. Dos 2.233 profissionais aptos a votar, 2.041 participaram do processo, representando 91% de adesão. A votação ocorre de forma online e, segundo o regulamento, cada eleitor pode votar em mais de uma chapa, o que explica a soma de votos superior ao total de votantes.

Se o eleitor opta por apenas uma chapa, são computados dois votos em branco referentes às opções não escolhidas, justificando o elevado número de votos em branco na apuração final.