Conhecimento
Calculadora de nota do Enem 2025: saiba como simular sua pontuação
Ferramenta desenvolvida pelo GLOBO, em parceria com o estatístico Frederico Torres, permite estimar a nota mínima e máxima no Enem com base nos resultados do ano anterior.
Simular a nota do Enem pode ser um desafio, já que o exame utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI), uma metodologia de correção que atribui pesos distintos às questões. Para facilitar esse processo, O GLOBO, em parceria com o estatístico Frederico Torres, especialista na área, desenvolveu uma calculadora de nota do Enem. Com essa ferramenta, os estudantes conseguem estimar suas notas a partir da quantidade de acertos em cada área do exame.
Para utilizar a calculadora, basta informar o número de questões que você acertou. Você pode conferir o gabarito oficial, publicado pelo GLOBO nos dois dias de provas, para saber sua quantidade de acertos em cada área do conhecimento. O jornal também oferece uma calculadora de desempenho, desenvolvida em parceria com o grupo Eureka.
Como é calculada a nota do Enem?
A correção do Enem é realizada por meio da TRI. Esse modelo considera três parâmetros para cada questão e posiciona os itens em uma escala de dificuldade. A proficiência (nota) do candidato é estimada com base na combinação entre o nível de dificuldade das perguntas e a coerência das respostas.
Assim, quem erra questões mais fáceis e acerta as difíceis pode ter uma nota inferior à de quem acerta as perguntas fáceis e erra as difíceis. O objetivo é evitar que o estudante seja beneficiado por acertos aleatórios. Se um candidato acerta apenas as perguntas mais difíceis, mas erra as fáceis, o sistema pode interpretar que houve sorte nas respostas.
Portanto, a nota do Enem não depende apenas do número de acertos, mas também do grau de dificuldade das questões e da coerência pedagógica do conjunto de respostas. Dessa forma, é possível que um candidato com mais acertos obtenha uma nota menor do que outro com menos questões corretas.
No Enem 2022, por exemplo, houve candidato que, com 33 acertos, alcançou nota 907,5 — superior à de outro participante que, com 41 acertos, obteve 896,3 pontos. Além disso, dois inscritos com o mesmo número de acertos podem apresentar até 300 pontos de diferença na nota. Esses casos são extremos e raros, mas acontecem.
Como funciona o simulador de nota do Enem por acertos?
O estatístico Frederico Torres, formado e com mestrado profissional em Matemática pela UnB, analisou os microdados do Enem para identificar a pontuação máxima, média e mínima de cada item das provas dos últimos anos, conforme o número de acertos.
— Por exemplo: na prova de Matemática de 2022, 7.516 alunos acertaram 30 questões. A menor nota foi 759,1; a maior, 878,5; e a média, 826,17 — explica Torres, criador do curso Mente Matemática. — Os valores extremos representam casos fora da curva, de pessoas com coerência (na TRI) muito boa ou muito ruim.
Segundo ele, aproximadamente 70% dos candidatos obtêm resultados entre a média mais um desvio padrão e a média menos um desvio padrão.
Nesse caso, o desvio padrão foi de 17 pontos, o que significa que a maioria dos estudantes (cerca de 70%) com 30 acertos em 2022 teve notas entre 809 e 843.
É essa faixa de nota que o simulador do Enem apresenta para cada número de acertos em cada área da prova. Assim, os candidatos de 2025 podem estimar quanto poderão obter, considerando o desempenho de quem fez o exame em 2024.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
3SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso
-
4POLÊMICA
Inversão de valores: Suzane von Richthofen agradece seguidores após alcançar 100 mil no Instagram
-
5TELEVISÃO
Betty Gofman se despede de 'Êta Mundo Bom!': "Medéia foi pro hospício e vai morar pra sempre no meu coração"