Cidades

Prefeitura de Coité do Nóia cancela Carnaval após tragédia com ônibus de romeiros

Acidente em São José da Tapera deixou 16 mortos; município decreta luto oficial e suspende atividades não essenciais

Redação 04/02/2026
Prefeitura de Coité do Nóia cancela Carnaval após tragédia com ônibus de romeiros
- Foto: Jaenoticia

A Prefeitura de Coité do Nóia, no interior de Alagoas, anunciou o cancelamento das festividades de Carnaval previstas para este ano em respeito às vítimas do grave acidente envolvendo um ônibus de romeiros que tinha como destino o município. A tragédia ocorreu na rodovia AL-220, em um trecho do município de São José da Tapera, e resultou na morte de 16 pessoas. A decisão foi confirmada ao Jornal de Alagoas pelo secretário municipal de Cultura, Ery Bass.

A medida foi oficializada por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Município nesta terça-feira (3). Além do cancelamento do Carnaval, o documento estabelece luto oficial de três dias em todo o território municipal e determina a suspensão das atividades não essenciais nos órgãos da administração pública até o próximo dia 6 de fevereiro. De acordo com o decreto, os serviços considerados essenciais, como saúde pública e limpeza urbana, seguem funcionando normalmente para atender à população.

Em nota divulgada pela Prefeitura, a gestão municipal destacou o momento de profunda comoção vivido pela cidade. “Neste momento de dor imensurável, a Prefeitura de Coité do Nóia se solidariza com as famílias e amigos das vítimas, colocando-se inteira à disposição para o que for necessário. Decretamos luto oficial no município como sinal de nosso profundo respeito e tristeza”, diz o comunicado.

O acidente envolveu um ônibus que transportava romeiros oriundos de Juazeiro do Norte, no Ceará, com destino a Coité do Nóia. O veículo capotou, provocando uma das maiores tragédias recentes envolvendo peregrinos na região. Entre as vítimas fatais estão seis homens, sete mulheres e três crianças. Uma das crianças, de apenas quatro anos, chegou a ser resgatada com vida, mas não resistiu aos ferimentos após o socorro.

A tragédia gerou forte comoção em Coité do Nóia e em cidades vizinhas, especialmente pela ligação direta das vítimas com a comunidade local. Desde o anúncio oficial, manifestações de solidariedade têm sido registradas por moradores, autoridades e instituições, que prestam apoio às famílias enlutadas neste momento de dor.